Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 25 de Junho de 2012 às 23:45
Por: José Riva

    Imprimir


O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.

O apoio à área cultural pode, inclusive, alavancar a economia municipal, já que a trajetória de Rosário Oeste passa pela cultura mato-grossense, sendo forte na região as tradicionais danças típicas de Cururu, Siriri e Rasqueado, movimentadas ao som dos instrumentos símbolos do nosso estado: a viola de cocho e o ganzá. Um charme a mais para a atração de turistas.

Na Assembleia Legislativa, temos envidado esforços para ampliar o leque de ações culturais. Um deles é o projeto de lei, em tramitação, que aperfeiçoa a lei da cultura. Chamada de Lei Híbrida, ela visa estimular a produção e a difusão das manifestações culturais e artísticas de Mato Grosso. Também prevê ações para valorizar os profissionais das artes e da cultura; apoiando, inclusive, os criadores e suas obras, protegendo as diferentes expressões culturais. A adoção da Lei Híbrida vai superar as deficiências do setor.

Outra iniciativa do Legislativo se refere à inserção de medidas que fomentem a cadeia produtiva. Para gerar emprego e renda em Rosário Oeste, trabalhamos pela consolidação de um frigorífico na cidade, levando em consideração que o município possui o segundo maior rebanho da região. Nosso estado precisa sair da produção primária e partir para a industrialização. Uma forma de agregar valores aos produtos e garantir renda. Aliás, a parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), poderá efetivar esse empreendimento.

Além disso, atuamos para melhorar a qualidade de vida dos moradores, especialmente das comunidades mais distantes como a Cedral, que precisa da construção da Casa das Mulheres, um espaço para confecção de artesanatos, além de consolidar reformas importantes como da farinheira dos produtores de Nova Horizonte; da Associação dos Produtores Pindaival, da feira livre, que precisa ser ampliada. São ações que buscamos junto ao Governo do Estado para atender aos anseios da população.

Em parceira, conseguiremos recuperar a MT-244, as obras estão em andamento e irão melhorar o acesso às comunidades Cedral, Pai Paulo, São Pedro, Morro Limpo, Pindaival, Poção, Limeira, Brabo e até Chapada dos Guimarães. Também conseguimos a reforma da ponte da Forquilha sobre o Rio Manso, que liga Rio Manso a Nova Horizonte. E, a construção da ponte do Mato Seco, que fica no Distrito do Arruda. Ações que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento desta cidade que está em festa.

Neste dia festivo, reafirmo nosso compromisso e destaco que mesmo diante da escassez de recursos, foi possível consolidar melhorias. E temos certeza que com a reforma administrativa estadual, será possível executar outras prioridades.

Parabéns, Rosário Oeste!

JOSÉ RIVA é deputado pelo PSD e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/125/visualizar/