Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 30 de Abril de 2010 às 13:09
Por: Humberto Frederico

    Imprimir


Mato Grosso amanheceu de luto nesta sexta-feira (30). Recebemos a notícia de falecimento do ex-governador José Fragelli, por causas naturais, em sua casa, na cidade de Aquidauana. E que ironia... Fragelli faleceu na mesma semana em que o estádio que leva o seu nome, e é carinhosamente chamado de Verdão, começou a ser demolido.
 
Há algumas semanas, o doutor Gabriel Novis Neves, trouxe a público uma conversa que teve com a esposa de Fragelli, dona Lourdes, onde ela mostrava toda a sua indignação e do próprio ex-governador com a demolição no estádio.

Políticos como Fragelli não surgem mais. Ele era um visionário. Na época da construção do Verdão ele foi muito criticado pelo dinheiro empregado no projeto. Hoje, todos reconhecem que foi com o estádio, que aquela região começou a crescer. Outra obra importante do ex-governador foi o Centro Político Administrativo (CPA). A região, que antes era repleta de chácaras, hoje é de extrema importância para o funcionamento do estado.

Fragelli amava Cuiabá e o nosso Estado. Apesar de ser de Corumbá, sempre repetia aos amigos mais próximos que tinha mais identificação com a nossa Capital. Tanto amor, fazia com que ele pensasse uma forma de sempre ser lembrado pelos mato-grossenses.

Com a venda de terras públicas no município de Aripuanã, todo o dinheiro foi depositado no Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), em uma conta que só podia ser movimentada pelo governador. Fazendo as contas, Fragellli achou coerente investir Cr$ 1,2 milhões (moeda da época), para que o Verdão se tornasse uma realidade. E, com o restante do dinheiro, financiou a construção de todo o complexo do Centro Político Administrativo (CPA), que hoje emprega milhares de pessoas na Capital.

Uma pena que tudo isso foi esquecido devido à rixa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acirrado ainda mais após a disputa da sub-sede da Copa do Mundo. Mas ele deu um jeito de ser lembrado. O seu falecimento na mesma semana em que o estádio que ele construiu começou a ser demolido, jamais será esquecido.
  

*Humberto Frederico é jornalista em Cuiabá.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1334/visualizar/