Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 29 de Março de 2010 às 08:41
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Quando o ateísmo foi eliminado de minhas entranhas como um tóxico, atirado de minha alma, só poderia encaixar-me em uma religião, a Católica. É a mais antiga, mais testada, sobrevivente e vencedora, e se no passado teve alguns percalços, eu não estava lá, hoje, vejo a obra de caridade que promove, a teologia que ensina e a fé que pratica. Quanto aos escândalos, "eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa" (Jesus Cristo, cf. MT 18,7) e "esses são falsos apóstolos que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de espantar, pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça (2 Cor 11,13-15).

Fica evidente que quase a totalidade dos evangélicos falem mal e se considerem "melhores" que os católicos, já ouvi muito disso, aliás, uma atitude muito "evangélica", não? Porém, os católicos não podem dar esse tipo de retribuição. Isso porque a Igreja Católica os reconhece conforme vemos na Constituição Dogmática Lumen Gentium: 15. Por muita razões a Igreja reconhece-se unida aos batizados que se denominam cristãos, mas não professam toda a fé, ou não aceitam o sucessor de Pedro. Isso sim é uma atitude de respeito, cem por cento evangélica.

Aliás, atitude de quem tem o Espírito Santo, nada surpreendente já que o próprio Cristo assim o afirma aos seus apóstolos, conforme vemos o testemunho de João: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. E se alguém me ama, guardará a minha palavra. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito (Jo 14,16-18;23-26). Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.(Jo 16,12-14).

E vemos em Paulo o cumprimento inicial da promessa, já que ele só ouviu de Cristo algumas sentenças, o Espírito instruiu Paulo e os "doutores" que surgiram ao longo dos séculos. Paulo ainda testemunhou como age o Espírito Santo: em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito (1 cor 12,13). Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos (Ef 4,3-6). E cuidado para que não seja uma criança ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da maldade dos homens e de seus artifícios enganadores (Ef 4,14).


Mario Eugenio Saturno
, de Bariloche - Argentina, é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor universitário e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1429/visualizar/