Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 21 de Março de 2014 às 09:39
Por: Lourembergue Alves

    Imprimir


O Brasil ainda não é, na essência, um Estado democrático. Caminha para tal. Já deu muitos passos nessa direção, porém faltam outros tantos para alcançar o dito estágio. Mas, sem dúvida, vive em um cenário muitíssimo melhor que o do período burocrático militar, onde o país e o seu povo tinham a liberdade cerceada e a participação política impedida. 

E, mesmo assim, volta e meia, surge alguém na defesa do regime anterior, fazendo rasgados elogios à situação da época. Vivida ou não por ele. Nos últimos dias, inclusive, um grupo de brasileiros está à frente da organização da ‘Marcha da Família com Deus pela Liberdade’, com previsão para ocorrer no próximo sábado, em mais de duzentas cidades. 

Esta ‘Marcha’, vale dizer, é uma espécie de reprise da que se viu em 1964, cuja razão motora - assim como a primeira - é a solicitação pelo retorno dos militares ao poder, como forma de garantir a democracia e a ordem pública. Garantia que não se dá sem o Estado de direito, o qual é improvável sua existência sem a liberdade de manifestação. Esta e aquele são partes inseparáveis da construção democrática. 

E nesta, cabe acrescentar, jamais é aceito à proibição às manifestações e aos movimentos populares. Próprios da democracia, cuja argamassa conceitual deve ser o respeito às diferenças e aos diferentes. Isso significa dizer que os organizadores da ‘Marcha’ têm todo o direito de realizarem suas manifestações, desde que respeitem as regras e as normas. 

"Período em que ocorreu avanços, e estes se estendem da abertura das portas da escola até a construção de estradas"

Mas, sempre é bom lembrar, que pedir o retorno dos militares ao poder é um dos maiores equívocos e, bem pior, ignorar e/ou desconhecer as páginas da história do país entre 1964-1985. Período em que ocorreu avanços, e estes se estendem da abertura das portas da escola até a construção de estradas, bem como o asfaltamento, passando por investimentos na segurança e na indústria do entretenimento, com o fim de legitimar o ilegítimo e o imoral. 

Isso, contudo, não escamoteia as enormes desvantagens do regime, a despeito da grossa maquiagem utilizada e da tentativa de fazer do presidente-militar um ‘cidadão comum’. O presidente, aliás, contava com um rádio de pilha para acompanhar a sua equipe de futebol, enquanto o país, com a prancha do milagre econômico, deslizava pelas ondas do faz de conta e da corrupção que nunca deveria ser denunciada. 

O maior de todos os males, gerados pelo governo burocrático militar, foi o cerceamento da liberdade de expressão. Tanto que o ajuntamento, nos logradouros, de três ou mais pessoas era caso de polícia. Isso, pelo seu turno, afastou qualquer possibilidade da participação popular nos negócios públicos, nas questões políticos-eleitorais. 

O que paralisou de vez todo o processo de politização do brasileiro, que vinha em um estágio crescente desde 1945. E esta paralisação, sem dúvida, gerou consequências desastrosas. Inclusive na atual fase vivida, iniciada com o fim do regime, que uma fatia pequena de brasileiros - por desconhecimento e conservadorismo torce para ver ressuscitado. É o fim da picada!



Autor

Lourembergue Alves

LOUREMBERGUE ALVES é professor universitário e articulista

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1634/visualizar/