Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 28 de Março de 2014 às 08:54
Por: Pedro Nadaf

    Imprimir


Recentemente li com especial alegria que produtores rurais de Mato Grosso, incentivados pela Aprosoja estarão participando, a partir de julho, de Missões Internacionais aos Estados Unidos e China. As possibilidades que iniciativas neste sentido se abrem são imensuráveis, tanto no sentido de se estabelecer parcerias, quanto da efetivação de negócios e trocas de experiências. 

Sempre fui, enquanto líder empresarial um grande entusiasta de missões internacionais, e notícias neste sentido me remetem ao trabalho que durante muitos anos realizei junto do Sebrae e o Governo de Mato Grosso, incluindo no processo instituições a exemplo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - Fecomércio/MT e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais - Facmat. 

Nem sempre os empresários mato-grossenses estiveram antenados com as novas tendências de mercado, de olho nas oportunidades de negócios internacionais e também na forma com que empresas do exterior têm inovado para conquistar uma fatia cada vez maior de clientes. Esta conscientização, entretanto, ocorreu devido a um trabalho hercúleo, quando eram grandes as dificuldades de engajamento. 

Nos cargos de presidente de entidades empresariais, e de secretário de Estado, de Turismo e também de Indústria, Comércio, Minas e Energia, cada qual em um tempo, ao longo de 20 anos, chefiei missões técnicas empresariais na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia, África, Oriente Médio. Missões que passaram por vários governos: Jaime Campos, Dante de Oliveira, Rogério Salles, Blairo Maggi, e Silval Barbosa. 

"A iniciativa de novas missões, com outros engajamentos, sempre mobilizando esforços de entidades do setor produtivo, merecem não só adesões, mas aplausos."

Vejo que as sementes lançadas em terreno fértil. As perspectivas que se apresentavam, a cada missão sempre foram muito otimistas e culminaram numa formação da rede de contatos internacionais de bons resultados, inclusive para o processo de integração de Mato Grosso com o mercado internacional, que extrapolaram os países latino-americanos. A iniciativa de novas missões, com outros engajamentos, sempre mobilizando esforços de entidades do setor produtivo, merecem não só adesões, mas aplausos.



Autor

Pedro Nadaf

PEDRO NADAF é secretário-chefe da Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1639/visualizar/