Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 04 de Abril de 2014 às 09:41
Por: Wilson Santos

    Imprimir


Cuiabá comemora 295 anos de história, no próximo dia 8, a bordo de uma convergência virtuosa que soma crescimento econômico sem precedentes, marcantes Índices de Desenvolvimento Humano(IDH) e instalação de uma rede de infra estrutura urbana correspondente à sua vocação de metrópole regional. 

Antes mesmo que a bola role na ‘Arena Pantanal José Fragelli’ Cuiabá ganha o jogo em duas frentes decisivas para o seu futuro: a infra estrutura viária, impensável sem este evento esportivo, e a divulgação, em escala planetária, das potencialidades socioeconômicas da capital e do estado como um todo. 

Mais que Capital política - administrativa, referência histórica e patrimônio cultural de um estado que se situa na vanguarda da modernização econômica do Brasil, Cuiabá sustenta números impressionantes. Alguns deles, pouco conhecidos pela maioria, atestam importantes conquistas sociais. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) entre os anos de 2000 e 2010, Cuiabá avançou 173 posições no Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), situando se na 92ª colocação, 8 ‘casas’ à frente de Campo Grande, hoje a centésima cidade no ranking. 

Esse notável desempenho social e humano confirma, objetivamente, que Cuiabá tem capitalizado a expansão econômica em investimentos públicos redutores de desigualdades. O Produto Interno Bruto(PIB) da Capital saltou de R$ 6,55 bilhões em 2004 para R$ 11,05 bilhões em 2010, e o reflexo disso está no IDH e em outros indicadores sociais igualmente importantes. 

"Na primeira década deste século, Cuiabá reduziu a mortalidade infantil em 30%, conquista reconhecida pela respeitada ‘Fundação Abrinq’ com o título de ‘Prefeito Amigo’ da responsável pelas melhores políticas de promoção da igualdade racial"

Entre 2005 e 2009, Cuiabá empreendeu notável transformação na área estratégica do ensino, saltando da 20ª posição no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico(IDEB) para a 7ª colocação entre as capitais - avaliação da 5ª a 9ª series e avançou também nas series iniciais. Na primeira década deste século, Cuiabá reduziu a mortalidade infantil em 30%, conquista reconhecida pela respeitada ‘Fundação Abrinq’ com o título de ‘Prefeito Amigo’ da responsável pelas melhores políticas de promoção da igualdade racial. 

Essas e inúmeras outras políticas públicas que, com muita determinação, tive a oportunidade de empreender como prefeito de Cuiabá, consubstanciam o acervo de referências sociais, a estrutura de valorização humana que, como processo irreversível, confere à nossa quase tricentenária Capital, a infraestrutura e, especialmente, o capital humano para se confirmar, progressivamente, como uma das, mais prósperas e modernas metrópoles regionais brasileiras. 

No marco da celebração dos 295 anos de fundação e às vésperas de recebermos aqui uma parte do mais importante evento esportivo do mundo, não haverá um só motivo para tisnar nossa alegria ou inibir nossa emoção mais sincera, nossa vibração mais pura. Ainda que nem todas as obras de mobilidade urbana estejam concluídas até a copa, a grande obra humana empreendida ao longo de quase 300 anos projeta se vigorosa para o mundo. Viva Cuiabá!



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1644/visualizar/