Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 18 de Julho de 2014 às 09:57
Por: Cidinho Santos

    Imprimir


Adotar uma criança ainda não é uma tarefa fácil no Brasil. O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA), comprovam que para cada criança pronta para adoção, há seis pessoas dispostas a acolhê-las na família.

Então, por que o número de meninas e meninos do cadastro não para de crescer se há tanta gente disposta a acolher uma criança sem família?

Existem hoje cerca de 5.500 crianças em condições de serem adotadas e quase 30 mil famílias na lista de espera do CNA. Sendo que atualmente cerca de 44 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos no Brasil, segundo o CNCA.

A burocracia jurídica e a discrepância entre o perfil da maioria das crianças do cadastro e aquele imaginado pelos que aguardam na fila de adoção, são os principais entraves para que essas crianças sejam adotadas. "Existem hoje cerca de 5.500 crianças em condições de serem adotadas e quase 30 mil famílias na lista de espera do CNA"

Engana-se quem pensa que a questão racial é o maior obstáculo às adoções. A maior incompatibilidade e difícil de ser suplantada é, na verdade, que apenas um em cada quatro pretendentes admite adotar crianças com quatro anos ou mais.

Do outro lado, apenas 4,1% dos que estão no Cadastro Nacional de Adoção à espera de uma família têm menos de quatro anos.

Em março deste ano, eram apenas 227 crianças em um universo de 5.465. Por isso, cada dia que as crianças passam nos abrigos diminui ainda mais as chances de encontrarem um novo lar.

Dessa forma, não podemos aceitar a morosidade nos processos de adoção, pois estaremos contribuindo para que vidas sejam desperdiçadas!

Em Mato Grosso, Estado que com muito orgulho represento no Senado, muitas pessoas aguardam de três a cinco anos para conseguir a guarda definitiva de uma criança.

O principal problema para essa demora está no acúmulo dos processos na esfera judicial.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina prazo máximo de quatro meses para conclusão do estudo social de análise que irá decidir se a criança continuará ou não no poder familiar.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já determinou mudanças para acelerar os processos. Entre as medidas está a investigação de juízes que conduzem processos de adoção há mais de um ano sem proferir sentença.

Por entender que são de suma importância a celeridade e transparência em todo o processo que envolve a adoção de crianças e adolescentes, apresentei no Senado Federal o Projeto de Lei N° 212, de 2014, para incluir a Defensoria Pública, quando cabível, como legitimada a ter acesso ao cadastro da criança ou adolescente submetido a medida de proteção.

O artigo 227, caput, da Constituição Federal, deixa claro que a defesa dos direitos fundamentais assegurados à criança e ao adolescente não é tarefa de apenas um órgão ou entidade, devendo ocorrer a partir de uma ação articulada entre família, sociedade e poder público como um todo.

A Defensoria Pública tem por função prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagas as despesas destes serviços.

Dentro desse contexto jurídico, a assistência aos hipossuficientes, ou seja, a defesa da criança e do adolescente, tanto judicial, quanto extrajudicialmente, é direito e garantia fundamental de cidadania.

Neste caso, o Defensor Público zela pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a inserção do parágrafo §13° (A Defensoria Pública, quando cabível, terá igualmente acesso ao cadastro, nos termos do §12°), como propomos, somente explicita a importância da Defensoria no universo do ECA.

Conto com o apoio da sociedade civil e dos Congressistas para a aprovação deste projeto, cuja finalidade é aperfeiçoar os trâmites no processo de adoção e quem sabe assim, ver o número do Cadastro Nacional de Adoção decrescer ao invés de crescer. 



Autor

Cidinho Santos

CIDINHO SANTOS é senador da República pelo PR Mato Grosso

Comentários (2) Faça um comentário

  • João Evangelista Pinheiro de Abreu.
    Vila Alta., Santo Afonso. - MT
    Parabéns ao Senador Cidinho, por apresentar este projeto que com certeza vai acabar com a burocracia do poder judiciário já senti em minha pele o quanto e difícil adotar uma criança. O poder judiciário tinha uma campanha que dizia Adotar e Legal, mas só na propaganda poque eu fiquei nas fileiras por (05) anos. Passaram muitos juízes pela minha comarca fui obrigado a contratar um advogado para andar com o processo, porque eu tinha decidido com minha esposa e não queria abandonar este sonho. Graças a DEUS um grande juiz chegou a ligar em minha casa perguntando o por que da minha desistência, fui saber e que o processo de doação estava arquivado, a razão não me falaram, graças a este juiz que prefiro não colocar o nome por respeito que tenho com ele dia 31/07/2010. eu e minha esposa temos a grata satisfação de comemorar (14) anos só de alegria de ter a filha que tanto sonhamos. Joycemara.

    Domingo - 27 de Julho de 2014 às 11:25h Responder
  • Hulda Figueiredo
    Centro Historico, Arenápolis - MT
    Parabéns pelo artigo querido Senador. A morosidade quanto a adoção aqui no Brasil é uma aberração, se se pode dizer assim. O problema de crianças a espera de um lar é grave, aumenta cada dia mais e "emperra" na burocracia. É tanta exigência que muitos acabam desistindo. Nota-se que só a vontade se ser "pais adotivo" não basta. Um dia destes fui visitar uma criança no "lar da criança" em Tangará da Serra e um menino grudou nas minhas pernas desesperado me perguntando se era eu que ia levá-lo para casa. Chorei. Me emocionei. Imagina a esperança de uma criança que sonha ter um lar, ter um pai, uma mãe, irmãos., brinquedos.... uma cama para dormir. Eu não me arrisco a passar por esta "triagem" como eles dizem. É humilhante. Querem saber da sua vida, do seu passado, do seu futuro, de suas condições psicológicas, econômico-financeira. Enfim, são tantas as exigências... Minha mãe já dizia que "onde come um, comem dez".... Está na hora de revisar esses "pre"-conceitos, facilitar para quem, de verdade, quer recolher uma ou mais criança em seu lar, oferecendo-lhe abrigo, carinho, amor. Queira Deus que este seu artigo sensibilize de vez as autoridades constituídas e principalmente, a sociedade civil. Aceite minha eterna admiração. Deus o abençoe e o ilumine! Hulda Figueiredo - do Areia

    Segunda - 21 de Julho de 2014 às 20:34h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1690/visualizar/