Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 03 de Outubro de 2014 às 15:01
Por: Vicente Vuolo

    Imprimir


O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Portanto, pressupunha todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.

Ao longo da história, seu conceito foi ampliado, passando a englobar valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão. O sociólogo britânico T. H. Marshal afirmou que a cidadania só é plena se for dotada de direito civil, político e social. O historiador José Murilo de Carvalho define cidadania como o exercício pleno dos direitos políticos, civis e sociais, uma liberdade completa que combina igualdade e participação de uma sociedade ideal, talvez inatingível.

Uma das perguntas que se faz é: como estão as conquistas dos direitos políticos, sociais e civis no Brasil?

A Constituição está sendo respeitada pelos governantes dentro da ética exigida por lei? É evidente que não! "Exercer a cidadania é ter consciência da importância do voto no próximo domingo. Votar é lutar para que nossos direitos e obrigações sejam colocados em prática. "

Ainda há um longo caminho a percorrer, tendo em conta os milhões que vivem em situação de pobreza, um baixo nível de alfabetização, a violência vivida na sociedade e a corrupção eleitoral, política e de prioridades que assola o país.

É justo, por exemplo, presenciar empresários que lutam, mês a mês, para cumprir com suas obrigações como pagamento de impostos, fechamento da folha dos funcionários; e ao mesmo tempo, presenciar pessoas nomeadas no alto escalão do governo para assaltar os cofres públicos como o ex-diretor da Petrobras?

Segundo depoimento prestado a Polícia Federal esta semana, o sr. Paulo Roberto aceitou devolver 25 milhões de dólares, que foram desviados da compra irresponsável da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos. Aqui no meu Estado, as denúncias de enriquecimento ilícito ultrapassam fronteiras.

É dever do cidadão (artigos 5° e 6° da Constituição Federal) “cumprir as leis e proteger o patrimônio público e social do país”. Será que a delação premiada é o suficiente para resolver o problema?

É só aplaudir pela sua atitude de revelar o que toda a sociedade já sabia? E os outros envolvidos? Continuarão candidatos e eleitos exercendo mandatos graças aos melhores advogados do país? A impunidade não pode falar mais alto.

Neste domingo, completamos vinte e seis anos da Carta Constitucional. A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, consolidou a democracia, após longos anos de ditadura militar no Brasil.

Ética e cidadania são dois conceitos que devem caminhar juntos na sociedade humana. Estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade.

A ética representa aquilo que pertence ao caráter das pessoas. A cidadania o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo, está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.

Exercer a cidadania é ter consciência da importância do voto no próximo domingo. Votar é lutar para que nossos direitos e obrigações sejam colocados em prática.

Votar consciente é nossa obrigação, porque é um dos objetivos da educação de um país.

Vamos votar na ética e pela ética. Isso é exercer a cidadania.



Autor

Vicente Vuolo

VICENTE VUOLO é economista (UnB), pós-graduado em Ciência Política (UnB), ex-vereador em Cuiabá e analista legislativo do Senado Federal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1713/visualizar/