Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 26 de Novembro de 2014 às 07:38
Por: Auremácio Carvalho

    Imprimir


O Ministro Gilmar Mendes- do STF disse, semana passada, que a encrenca do Petrolão fará com que o escândalo do Mensalão seja considerado assunto de Juizado de Pequenas Causas.

Ou seja, de pouco mais de 200 milhões, estamos chegando- até agora- a 10 bilhões de reais desviados da Petrobrás- empresa que, de orgulho nacional, se transformou em caso de polícia, dados os desmandos do aparelhamento petista, desde 2003.

Alguns fatos parecem que dão razão ao Ministro:1- Paulo Roberto Costa- o Paulinho para Lula e demais amigos, desde 2003 na Petrobrás e na boca do caixa, acusou mais de 40 políticos de envolvimento em um esquema de comissões envolvendo sobretaxa de 3% sobre o valor dos contratos. Entre 2003 e 2010; somente um Gerente do 4º escalão da Empresa, está devolvendo 100 milhões de dólares.

Dilma foi presidente do Conselho da Petrobras- e aprovou, sem ler o memorial, a compra daquele ferro velho nos EUA- a Usina Pasadena. Também foi ministra das Minas e Energia.

Será difícil tirar a atual diretoria da Petrobras da confusão. Tudo se passou por debaixo de sua gestão. A presidente Graça Foster negou no seu depoimento no Congresso- (CPMI de mentirinha) irregularidades no relacionamento com empresa holandesa.

Depois, ela admitiu de público que tinha tido conhecimento do fato. É a velha tática: negar primeiro e depois admitir o fato- o brasileiro tem memória curta.

2- A crise na Petrobras resultou na detenção de altos e gordos executivos de empreiteiras, alegações de desfalques para ganho pessoal, propinas pagas por contratos superfaturados, caixa 02 para o PT, PMDB e PP, com a acusação dos malfeitos envolvendo o pagamento de comissões a políticos brasileiros. É um escândalo de implicações imprevisíveis e representa o maior desafio para a elite judicial brasileira-STF desde o fim do governo militar.

"Hoje, estamos patinando, em estado de coma na economia. As empreiteiras estão todas elas envolvidas nas principais obras do governo federal em diversos setores"

Será preciso ir até o final na apuração de tantas acusações para que o país volte a funcionar normalmente. Hoje, estamos patinando, em estado de coma na economia. As empreiteiras estão todas elas envolvidas nas principais obras do governo federal em diversos setores.

Só a Camargo Correia tem contrato de 29 bilhões com a Petrobras, de saudosa memória. E as práticas são as mesmas: acordos, licitações de compadres ou seria, de companheiros? Nunca antes nesse país- diria Lulinha paz e amor, se viu tantos tubarões na cadeia: pesos pesados da OAS, Camargo Correia, e outras financiadoras de campanhas políticas e, acreditem: dormindo em colchonetes no chão...

3- Se o escândalo fosse apenas brasileiro seria possível imaginar alguma solução criativa, como as CPMI e CPI de fachada que funcionam no Congresso- (de joelhos e aterrorizado quando a conta chegar lá) - para acabar com a controvérsia através do jeitinho nacional de sempre: impunidade. Mas não é. A Petrobras é responsável por um quarto dos títulos brasileiros cotados na Bolsa de Nova York.

A Petrobras é um dos fundamentos da economia brasileira, Símbolo do orgulho nacionalista, gera 67 mil empregos e bilhões de dólares em investimento. Foi privatizada pelos partidos políticos: loteada e dividida numa ação entre amigos que incluiu partidos políticos, seus integrantes e empresas construtoras.

A empresa está sendo investigada pela SEC (Securities and Exchange Commission) e pelo Departamento de Justiça dos EUA. Entre as revelações feitas por Edward Snowden estava o fato de que os EUA espionavam a Petrobras. A SBM, da Holanda, já acenou por acordo no caso de suborno envolvendo Brasil, Angola e países da África, pagando US$ 240 milhões. Lá, dá cadeia... no Brasil, é esperar pra ver.

4- Dilma- reeleita batendo na trave, e segundo as más línguas, com votos do bolsa família e quejandos, sabe que não há possibilidade de governar sem ajuda do Congresso- leia-se Renan Calheiros, Romero Jucá, Sarney e outras vacas sagradas; e ainda, sabe que não possui muita influência dentro do Partido dos Trabalhadores. Foi o presidente Lula que a criou por força de seu carisma e também, na época, da falta de opções razoáveis e a mantém em rédeas curtas- vide o episódio da nomeação do novo Ministério: não dá um passo sem consultar o seu guru.

A gerente- mãe do PAC, parece o Valdívia- o meu glorioso Palmeiras comprou gato por lebre: este ano, jogou 08 vezes- com salário de quase dois milhões. Como a Petrobrás, ele também só vive no estaleiro.

5- Por fim, uma boa notícia: a seriedade e profissionalismo do Juiz Federal Sérgio Moro, apesar de todas as pressões, na condução da ação. O juiz tem sido muito zeloso em evitar que os nomes de parlamentares e altos funcionários da República sejam mencionados. Se o forem, o processo deve ser encaminhado para o Supremo Tribunal Federal, o que importará em longo prazo para ser examinado, conforme o relator que for sorteado- o mensalão quase foi por água abaixo. Enfim, é esperar. 2015 será um ano inesquecível, quem viver, verá.

AUREMÁCIO CARVALHO é advogado e ex-ouvidor de Polícia de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1733/visualizar/