Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 12 de Maio de 2012 às 12:01
Por: Juacy da Silva

    Imprimir


Denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos em todos os níves, esferas governo, todos os poderes da República e altos dignatários da vida política e administrative nacional não é novidade. Ainda no final do século 19, Rui Barbosa brandia suas armas (a fala e a escrita) contra a deterioração das instituições nacionais.

Ficou famosa a sua frase “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Mesmo tendo se passado há quase 150 anos , esta frase retrata de forma fiel o dia-a-dia de nossa vida política nacional nos dias atuais.

O Brasil mudou, suas estruturas sociais, econômicas , políticas e instituiçoes mudaram. Quase uma dezena de constituições e formas de governo e de regime foram experimentadas, paralmentarismo, presidencialismo, ditaduras civis e militares, a capital do país mudou para o Centro-Oeste,mas parece que a índole da classe dominante e dos donos do poder em todos os quadrantes de nosso país permanence a mesma. Continuamos sendo governados por corruptos, demagogos e incompetents, os quais fazem dos cofres públicos o cadinho de suas ambições desmedidas.

O caso do MENSALÃO, que Lula insistia sempre em afirmar que nunca existiu, parece que vai acabar em pizza, principalmente porque já está prestes a prescrever. Os ladrões de colarinho branco ou os delinquents políticos, para usar a expressão da ex-senadora Luiza Helena, continuam livres e poderão voltar `a cena do crime como cidadãos honestos e pleitearem novos mandatos ou cargos, de onde continuarão sua senda de mal feitos (agora usando a expressão bem batida pela Presidente Dilma, que jamais fala em corrupção, corruptos e corruptores).

Surge, em minha opinião, a revelação da maior rede de tráfico de influência e corrupção já constatada até hoje, até que venha a publico o qu e o Deputado Romário vem insistindo e dizendo que a COPA de 2014 será a maior roubalheira de que se tem notícia na história do Brasil.

Com certeza, quando , nos anos cinquenta e sessenta, se falava em corrupção a figura carimbada daquela época era o Governador Ademar de Barros, cujo cofre onde estavam milhões de cruzeiros e dólares foi roubado por grupos de esquerda no início dos governos militares.

O tamanho da corrupçao, medida pelo volume de dinheiro público roubado é proporcional ao PIB do Brasil. Durante décadas ou pouco mais de um século, voltando ao periodo denunciado por Rui Barbosa, o PIB de nosso país era diminuto. Mesmo que fossem roubados 20%u 30%, o total surrupiado era pouco quando considerado hoje, quando bilhões são desviados dos cofres públicos para contas pessoas, de laranjas ou remetidaspara paraísos fiscais.Vide caso da conta nica do Governo de MT.

Voltando ao caso da CPMI do Cachoeira, que o público só tomou conhecimento graças ao papel da imprensa, parece que o forno já está sendo aquecido para assar a maior pizza até feita na PIZARIA BRASIL. Parte deste processo é o estabelecimento de sigilo nos trabalhos da CPMI, com sessões secretas, uma grande palhaçada que visa apenas proteger corruptos e corruptores. Os veículos de comunicação demonstram que os tentáculos do esquema Cachoeira estendia-se pela Procuradoria Geral da República, cujo procurador geral está na iminência de ser acusado de omissão nas investigações que em2009 apontoua existência desta mafia.

Além disso o esquema tinha atuação dentro da CGU, Ministérios, Polícia Federal, Ministério Público de Goiás, governos do DF, de Goiás, vários ministérios, Senado Federal,Câmara Federal e meio empresarial, onde a Delta era a ponta de lança desta rede de corrupção. Relembrando que a Delta é a empresa que mais contratos tem com o governo federal, principalmente nas obras do PAC,menina dos olhos de Lula e Dilma.Outra manobra emcurso é a venda da Delta para outra holding de construtoras.

Com tanta gente importante podendo cairn a rede e seus nomes serem veiculados pela mídia e o povo tomar conhecimento de tudo, povo este que paga os impostos, parece claro que o SIGILO DA CPMI do Cachoeira, na verdade serve para proteger corruptos e corruptores. Abaixo o sigilo da CPMI, o povo que paga impostos tem o direito de saber de tudo!


JUACY DA SILVA
, professor universitário, mestre em sociologia, colaboradorde A Gazeta, onde escreve todas as sextas feiras. Email professor.juacy@yahoo.com.br Twitter @profjuacy Blog www.professorjuacy.zip.net



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/195/visualizar/