Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 27 de Abril de 2017 às 07:13
Por: Wilson Carlos Fuáh

    Imprimir


A ditadura do preconceito desponta em todas as classes sociais e lugares, daí a razão de percebermos a todo instante, em nosso convívio, atitudes de desrespeito e desconsideração que constituem uma das mais drásticas e destrutivas mazelas nas relações da humanidade.

Julgar alguém simplesmente pela aparência engessa a inteligência e faz gerar toda sorte de discriminação e descontrole. Desta forma, nesse jogo "segregador" de separação e escolhas de pessoas ou de grupos sociais, fatalmente podemos provocar infelicidades às pessoas, desencadeando lágrimas secas e invisíveis, e em consequência cultuarmos injustiças , ou até distorção de contextos, fomentando e violando direitos humanos.

Portanto, enquanto vivermos pensando apenas no supérfluo, na vaidade do poder transitório e da acumulação de bens, classificando pessoas pela ótica dos interesses, com certeza o tédio, a angustia serão nossos parceiros mais íntimos e contínuos nos momentos de reflexões.

A espiritualização do ser nos emprestará sempre recursos para que possamos aceitar e entender os nossos limites, a aceitar o outro com os seus acertos e desacertos, valorizando cada fato com a singeleza e beleza perceptível apenas nas mínimas coisas que nos acontecem e que verdadeiramente nos tornarão melhores a cada amanhecer e dia após dia passamos a entender as pessoas com as suas desigualdades presentes.

Ao passarmos a ver os outros sem prejulgamento e sem recusas antecipadas, nos permitirá perceber a existência sobre outro prisma, diferente daquele que costumeiramente o tínhamos, possibilitando-nos a certeza de que estamos em permanente construção e crescimento, que perfeição não existe, por isso, é que a tolerância para com os que nos cercam, nunca poderá estar no limite da rejeição, pois todos nós estamos em fase de reconstrução sempre a cada erro ou a cada deslize, e se ainda estamos por aqui, é por que ainda temos muito a fazer, e mesmo depois da partida, tenha a certeza que a nossa vida será uma forma de lições para quem fica.

A nossa passagem por esta vida é muito rápida, mas suficientemente longa para cometermos erros irreparáveis, julgando muitas vezes com extremo rigor e pouca tolerância, assumindo atitudes individualistas, que por vezes são dispensáveis, simuladas e até agressivas ao círculo em que vivemos.

Wilson Carlos Fuáh é economista, especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. E-mail: wilsonfua@gmail.com



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1989/visualizar/