Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 10 de Maio de 2012 às 20:39
Por: José Riva

    Imprimir


Não há como ignorar as desigualdades regionais entre os municípios mato-grossenses. Do mesmo modo, não há como ignorar o tratamento urgente de soluções que produzam um mínimo de equilíbrio entre as regiões. Essa luta tem sido constante pela redução das desigualdades regionais. Pois, Mato Grosso vive um momento pujante da sua história com recordes na produção agropecuária e participação importante na Balança Comercial do país, porém ainda detém municípios que carecem da atenção dos governos federal e estadual.

Assim é Luciara. Uma cidade que precisa impulsionar sua atividade econômica para se desenvolver. Acredito que a exploração sustentável do seu grande potencial turístico pode muito bem transformá-la em mais dinâmica e produtiva. Para isso, trabalhamos iniciativas que normatizem o desenvolvimento socioeconômico ecológico, como fizemos com a aprovação do Zoneamento Ambiental. Embora esteja suspenso, lutamos por ele por entender que essa lei dará tranquilidade jurídica aos nossos produtores com respeito ao meio ambiente.

Neste dia em que Luciara completa mais um ano de emancipação, quero parabenizar também os inúmeros avanços conquistados ao longo desses anos todos. A cidade cresceu, mas continua com a mesma hospitalidade de antes. Orgulho para a sua gente, que não mede esforços para vê-la ainda melhor. É com esse pensamento que atuamos na Assembleia Legislativa, pois queremos um Mato Grosso uno, sem as diferenças regionais, onde os investimentos possam ser vistos em todos os rincões.

Trabalhamos para levar infraestrutura e outros serviços básicos à população. A luta por asfalto tem sido diária. Até sugeri ao Governo do Estado que utilize a sua capacidade de endividamento para aplicar os recursos na pavimentação das nossas rodovias. Isto porque conheço bem a realidade e logística do Estado. Cidades como Luciara que está a quase 1,2 mil quilômetros de Cuiabá, na Região Araguaia, não podem ficar a mercê da sorte. O asfalto é, sem dúvida, fator preponderante para o progresso. Como investir em turismo, por exemplo, sem dar condições de o turista chegar com conforto e tranquilidade? Ou ampliar a produção agropecuária, incentivando a tecnologia no campo com a capacitação da mão de obra, se ainda somos carentes de uma malha viária eficiente para o escoamento desses produtos?

Tenho certeza que as mudanças virão a partir do momento que for feita a reforma administrativa estadual. Dessa forma, será possível enxugar a máquina pública e priorizar os investimentos nos setores essenciais, dando mais qualidade de vida à população, independente da sua localização geográfica. Esse enfrentamento é urgente e necessário. Foi dessa forma que consolidamos os avanços que fizeram desta cidade um lugar bom para se viver. Com a oferta de escolas, ônibus escolares, ambulâncias, Conselho Tutelar, máquinas para recuperação de estradas, dentre outros.

Nesse contexto, o trabalho em conjunto tem sido fundamental. E a Assembleia Legislativa quer cada vez mais aprovar ações que permitam mais dinamismo aos municípios, para que cidadãos como os de Luciara tenham orgulho por fazer parte da história de Mato Grosso.

Parabéns, Luciara!

· José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/200/visualizar/