Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 29 de Julho de 2018 às 06:48
Por: Cristina Guimarães

    Imprimir


Apesar da incidência crescente, a sobrevida dos pacientes com câncer também tem aumentado. Isso, claro, tem muito a ver com os avanços da Medicina. Mas há muito mais envolvido. Hoje os tratamentos seguem no sentido de tentar proporcionar mais qualidade de vida ao paciente e isso passa também pelo psicológico, pela forma como ele é acolhido e informado sobre seu estado e as chances de cura.

Outro fator que contribui para isso é o diagnóstico precoce da doença. Daí a necessidade de educar a população para que, ao primeiro sintoma ou sinal de que algo está errado, procure um médico. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura e menores serão os impactos do tratamento. Em muitos casos de detecção precoce nem é preciso fazer quimioterapia, que é o maior medo de todos.

E há ainda um outro fator que pode ser determinante para o sucesso ou não de um tratamento: o trabalho realizado em sintonia por profissionais de diferentes áreas. Se o diagnóstico é muito bem feito, assim como a cirurgia, aumenta-se e muito a probabilidade de sucesso no tratamento. Daí a necessidade de pessoas especializadas em Oncologia.

Foi com essa preocupação que iniciamos a Clínica Oncomed, há 22 anos. Ela nasceu do sonho de criar em Mato Grosso um serviço que pudesse aliar o que há de mais moderno com uma visão mais completa e humanizada no tratamento de câncer. Não foi uma tarefa fácil. Faltavam profissionais especializados, equipamentos e medicamentos, que só eram encontrados em grandes centros como São Paulo, onde estudamos Medicina e aprofundamos os estudos em Oncologia Clínica.

A ideia era oferecer aqui em Cuiabá o que de melhor havia no Brasil. Hoje nos orgulhamos de contar com o mesmo serviço ou a mesma qualidade de um atendimento realizado nas melhores clínicas. O paciente tem o mesmo acolhimento, ou até melhor, do que teria, por exemplo, na capital paulista, onde estão alguns dos mais importantes centros de tratamento da doença do país.

Para tanto, foi preciso investir em estrutura e em pessoal. Foi necessário também nos aperfeiçoarmos em gestão e administração, para garantir que os esforços tivessem continuidade. Você não pode parar. Na verdade, precisa ser um ciclo constante de evolução. Sempre se pode fazer melhor. Além de manter o que você está fazendo bem feito, você precisa tentar melhorar.

Na Oncomed, todas as pessoas têm a mesma filosofia: fazer com que a estada daquele paciente seja a mais agradável possível e não se sinta num ambiente de hospital. A maioria dos profissionais conhece os pacientes pelo nome, porque assim a gente se torna uma família. O segredo é atender da mesma forma que gostaríamos de ser atendidos nesse momento delicado da vida.

Passa também pelo investimento em equipamentos, como o de radioterapia que utilizamos, que afeta menos os tecidos em volta da área afetada pelo câncer. Mas de nada adianta se não houver treinamento. Ter uma máquina muito boa e medicações eficientes não representa nada se o profissional não sabe explorar ao máximo esses benefícios.

Até mesmo o fato de contar com os serviços concentrados numa mesma unidade se mostra importante nesse momento. Além de ter mais controle sobre a qualidade dos procedimentos, evita-se que o paciente passe pelo incômodo de ficar se deslocando pela cidade. No caso de pessoas operadas ou que sentem muita dor, isso é essencial.

Comemorar os 22 anos da Oncomed é celebrar a oportunidade de ver concretizado um desejo almejado por anos e que por vezes pareceu impossível. Há 20 anos nós não imaginávamos que poderíamos construir uma clínica desse porte. O tamanho, na verdade, não é tão importante. Poderia ser menor, desde que nós estivéssemos fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito. Se pudéssemos voltar no tempo faríamos tudo de novo, não mudaríamos nada. A não ser que fosse para melhor.

Cristina Guimarães Inocêncio - Médica Oncologista Clínica e diretora da Clínica Oncomed



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2196/visualizar/