Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 02 de Dezembro de 2018 às 10:51
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Nunca é demais falar sobre corrupção, contra essa prática abominável que cada dia parece mais entranha na sociedade.


Anos atrás, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou uma campanha chamada: "Pequenas Corrupções, diga não!" Nas redes sociais se chamava a atenção para os efeitos das pequeninas corrupções, aquelas "toleradas", sob a formação das crianças.

É! Sabemos que as crianças acompanham e reproduzem as atitudes dos pais. Também aprendem com tios, tias, avôs, primos, amigos... Os olhinhos delas estão sempre atentos e o cérebro pronto a captar tudo. Sendo assim, se praticamos, é obvio que as ensinamos. Se continuarmos ensinando, jamais teremos um povo honesto.

Todos os dias, em todos os lugares, é dia de combater a corrupção


Outro dia, durante um bate-papo uma amiga externou a preocupação dela com o que aconteceu com a filha de 10 anos. Aluna do 5º ano do ensino fundamental, por tirar boas notas a menina estava, vamos dizer assim, sofrendo tentativas de corrupção por parte de colegas da mesma idade.

Em duas ocasiões, coleguinhas ofereceram lanche e dinheiro para que incluísse o nome deles em um trabalho de pesquisa que valeria nota para a prova. Assustada, a menina relatou o caso à mãe.

E aí? Como uma mãe age em uma situação dessa? Ela orientou a filha a não aceitar, porém optou por não falar com os professores, nem ela nem a filha, pois se o fizesse teria de apontar nomes.

Recentemente testemunhei o momento em que uma criança de cerca sete anos apanhou e escondeu em uma das mãos uma borracha colorida (apagador) que estava sobre a mesa em um escritório. A mãe, que ao ver a atitude da filha, a repreendeu.

Antes obedecê-la, ou seja, recolocar o objeto no devido lugar, a menina sorriu por diversas vezes como se buscasse a aprovação da mãe, enquanto insistindo em ficar com a tal borracha. Já mãe, mesmo repetindo "devolve", "não é seu", "não é seu" se viu obrigada a agir com mais energia, a levou até a mesa e a fez devolver.

aNo Brasil, em que pese todas as mobilizações, discursos, prisões, condenações e tantas outras iniciativas, o sentimento é de que, se cada um não cumprir o seu papel, por gerações, sabe se lá quantas, a corrupção ainda persistirá entre nós em níveis inceitáveis.

Todos os dias, em todos os lugares, é dia de combater a corrupção. Até temos uma data especial, o Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, que se refere à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade de Mérida, no México, pelo Brasil e outros 101 países.

ALECY ALVES é jornalista em Cuiabá



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2309/visualizar/