Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 08 de Dezembro de 2018 às 14:34
Por: Gilberto Figueiredo

    Imprimir


Ontem, dia em que fui oficialmente mencionado como o futuro Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, percorri algumas memórias que me fizeram chegar a um lugar bastante satisfatório – afinal, o garoto de 15 anos que conseguia o seu primeiro emprego formal na Secretaria de Estado de Saúde, em 1976, estaria muito contente em reconhecê-lo como o futuro gestor de uma pasta tão importante para a população mato-grossense.

A vida é realmente feita de trajetórias imprevisíveis e, por esses caminhos nada óbvios, fui de funcionário mirim a escriturário, de aluno a professor, de diretor escolar a secretário de Educação e de gestor público a vereador. Posso dizer, com toda a certeza e gratidão, que a minha história profissional foi um belo fruto do que comecei a plantar, há 41 anos, naquela primeira oportunidade abraçada como mirim (office boy) na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

À época, o desafio era atender as demandas administrativas meticulosamente corretas numa rotina incessante de idas e vindas aos bancos para realizar todos os pagamentos no prazo ideal. Em 2019, o desafio será muito maior, mas creio que será à altura a satisfação de trabalhar em prol de Mato Grosso, Estado que me recebeu calorosamente bem e que me rendeu as mais preciosas experiências.

O garoto de 15 anos, que ainda faz morada em mim, não imaginava trilhar um caminho tão surpreendente

Tornei-me vereador, em 2017, após ser eleito por 4.299 votos e depois de transitar entre as gestões da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT), Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi-MT) e da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

Como secretário Municipal de Educação, na gestão do ex-prefeito e futuro governador Mauro Mendes, edificamos e inauguramos 16 novos Centros Municipais de Educação Infantil, realizamos mais de 100 obras, instituímos o novo Plano Municipal de Educação (PME), promovemos o maior concurso público já visto na Educação do município e me preocupei em dialogar intermitentemente com a classe educadora de Cuiabá – pela qual, inclusive, nutro eterna admiração.

Há anos, me comprometi com a Educação e sigo firme na luta por um ensino justo. Destaco que o meu compromisso e a minha dedicação para com os profissionais e frutos da Educação não se esgotarão. Afinal, essa área está em mim, eu sou professor. E, como um bom professor e administrador, me permiti alçar voos e me pós-graduei em Gestão Estratégica Avançada e em Administração de Serviços de Saúde.

Hoje, encaro a missão de assumir a pasta da Saúde deste pujante Estado como, possivelmente, um dos maiores desafios da minha vida profissional. E, como político, sinto que não devo hesitar. Em janeiro, abraçarei o compromisso de administrar uma das áreas mais complexas da gestão pública e me empenharei em entregar os melhores resultados, com transparência e diálogo, aos cidadãos de Mato Grosso.

Para esta nova missão, lançarei mão de uma estratégia infalível: aglutinar pessoas que gostam de gerar bons resultados e valorizar o potencial que existe em cada exímio profissional da Saúde que estará conosco nesta empreitada.

Não tenho dúvidas de que a confiança depositada em mim, pelo futuro governador Mauro Mendes, é relativamente maior que a minha competência. Logo, não economizarei esforços para não decepcioná-lo.

O garoto de 15 anos, que ainda faz morada em mim, não imaginava trilhar um caminho tão surpreendente. Pelos próximos anos, com o apoio e a aprovação do povo mato-grossense, só desejo honrar as muitas aspirações que nutri coletivamente até aqui. Agora, abraço oficialmente o desafio!

GILBERTO FIGUEIREDO é vereador por Cuiabá e futuro secretário de Saúde de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2324/visualizar/