Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 15 de Dezembro de 2018 às 15:22
Por: Benedito Figueiredo Junior

    Imprimir


Apesar de a cirurgia plástica estar mais acessível, muitas mulheres que têm o sonho de ter um bumbum bonito recorrem ao preenchimento com substâncias não aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de uso duvidoso ou proibido para preenchimento como o silicone industrial e ainda o PMMA ( polimetil metacrilato e alguns hidrogels que não são recomendados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por oferecer riscos a saúde do paciente.

Mesmo assim, algumas mulheres arriscam a própria vida aplicando esses produtos, as vezes em sua própria casa.

O silicone industrial que tem como finalidade a limpeza de carros e peças de avião, impermeabilização de azulejos e a lustração de painéis começou a ser usado para ‘fins estéticos’ na década de 70, principalmente por travestis, que buscavam formas corporais mais femininas.

Então mulheres e homens aderiram a ‘moda’, que é clandestina e pode causar siliconoma, uma espécie de tumor causado pela reação do corpo a aplicação do produto que pode levar a necrose dos tecidos, embolia, reações alérgicas, dificuldades para andar, deformidades e morte por infecção generalizada.

Geralmente quem aplica não tem conhecimento técnico, as chamadas ‘bombadeiras’ ou se identificam como ‘esteticistas’ ou ainda ‘massoterapeutas’, utilizam materiais de origem duvidosa e em locais sem a menor estrutura o que aumenta o risco de contaminação visto que os produtos não são estéreis e podem ainda entrar na corrente sanguínea provocando a morte por septicemia(infecção).

Em alguns casos é possível retirar a substância com lipoaspiração, mas em outros é necessário remover partes do tecido, já que o produto químico se espalha pelo corpo e adere à região muscular. A cirurgia radical pode deixar o corpo ainda mais defeituoso, mas às vezes é a única alternativa.

Portanto vale o alerta: o baixo custo monetário não compensa os riscos e os danos causados à saúde. Pense nisso!

Se você realmente tem vontade de aumentar seu bumbum, procure um cirurgião plástico que ele vai te orientar sobre qual o melhor método a que você deve se submeter se seria uma prótese ou enxerto de gordura, mas o principal que seja um profissional habilitado, assim os riscos de algo dar errado diminuem substancialmente.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2337/visualizar/