Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 17 de Dezembro de 2018 às 15:27
Por: Michelle Leite de Barros

    Imprimir


Por diversas vezes quando somos questionadas sobre o feminismo, uma das primeiras perguntas que nos fazem é: “Mas vocês odeiam os homens?”. A resposta (por mais óbvia que seja) já está no título do texto: Não!!!

Ninguém disse que feminismo é sobre odiar o sexo masculino, ninguém disse que vamos declarar uma guerra contra eles e tomar o poder na Terra. Esse tipo de pensamento está totalmente equivocado. O que estamos fazendo é reivindicando nossos direitos como seres humanos dotados de dignidade.

Queremos igualdade, essa é a palavra, juntamente com respeito. Igualdade do mesmo que equidade, justiça, integridade, honestidade, uniformidade. Uma igualdade material, onde devemos tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades (é bom explicar antes que algum desentendido fale: “Quer igualdade então vai carregar um saco de cimento na cabeça”. Como se a força fosse a mesma). Às vezes é preciso desenhar, mas eu tenho fé que os machistas um dia ainda vão entender.

Ninguém disse que feminismo é sobre odiar o sexo masculino, ninguém disse que vamos declarar uma guerra contra eles e tomar o poder na Terra

Tanto não os odiamos que muitas de nós até namoramos/casamos com alguns deles, veja que interessante. Como poderíamos odiá-los se nos relacionamos com eles? Não faz sentido. A nossa luta é contra o machismo e não contra os homens, mesmo porque o machismo muitas vezes vem de mulheres, sim, isso mesmo, dá de imaginar?

Pedir respeito não deveria ser tratado como “mi mi mi”, porque é o mínimo que deveríamos esperar de todos, porém sabemos que não é assim que funciona. Ainda há um longo caminho pela frente na tentativa de desconstruir pensamentos abomináveis, tal como: “Mulher que fica com vários homens não presta, e homem que fica com várias mulheres é aceitável”. Preferi colocar dessa forma, mas vocês conhecem bem os palavreados esdrúxulos que são usados na frase anterior para definir mulheres e homens que se divertem de igual modo.

Há muitos homens que nos respeitam e sabem da importância da nossa luta e não é com esses que falamos, mas sim com aqueles que acreditam que está ok sentir ciúmes, está ok levantar a voz, está ok vigiar como ela se veste. Nada disso é ok e já não deveria ser há muito tempo.

Estou rodeada de mulheres maravilhosas, bem como de homens maravilhosos também, e os amo muito. A batalha é para melhorar a sociedade em que vivemos para todos e todas, e não para apenas uma parcela da população. Ter consciência de que o machismo existe e deve ser dissipado aos poucos em todos os ramos é fazer do mundo um lugar bem melhor para se estar.

Incríveis homens que possuem essa consciência, esse texto não é para vocês, mas para os que insistem em disseminar o ódio e o preconceito.

MICHELLE LEITE DE BARROS é advogada em Cuiabá.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2340/visualizar/