Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 24 de Dezembro de 2018 às 09:41
Por: Wilson Carlos Fuáh

    Imprimir


Presentear é um ato muito especialmente e emocionante, que nasce desde a dúvida da escolha do presente ideal até a incerteza se a pessoa que irá recebê-lo gostará.

Dar ou receber um presente é muito bom, pois fará bem ao espírito de quem dá e de quem recebe, porque é uma forma de homenagear a pessoa que amamos.

Mas, ao dar um presente na verdade, é igual promover as compensações sentimentais, assegurando laços de amor e de amizade, ou até mesmo, que em alguns casos, possam existir as diferenças culturais, educacionais e financeiras.

Hoje já banalizaram o ato de presentear, virou um ato apenas comercial, a sociedade de consumo foi criando datas para aumentar as vendas: dia das mães; dia dos pais; dia das crianças; e assim vai. Para o comércio seria bom se durante os 365 dias fosse institucionalizado, dia-a-dia, para cada grupo de pessoas a serem presenteadas, mas o dia mais importante para se dar ou receber presentes é o dia de Natal e o dia do nosso aniversário.


Natal é a época de confraternização dos povos, época de dar e receber presentes, historicamente vindo da tradição trazida nas figuras dos Reis Magos

Natal é a época de confraternização dos povos, época de dar e receber presentes, historicamente vindo da tradição trazida nas figuras dos Reis Magos, cada presente tinha um significado diferente:


a - O incenso representava a fé, eram oferecidos aos Sacerdotes;
b - O Ouro representava a nobreza e eram oferecidos aos Reis;
c - Já a Mirra representava o Perfume e o Sacrifício era oferecido aos Profetas.

O importante de toda essa história é que a figura dos três Reis Magos tinha a representatividade dos povos de todas as cores e de todas as nações, sendo:


1 - Baltazar representava do rei da Arábia, cor negra;
2 - Melchior representava o rei da Pérsia, cor clara;
3 - Gaspar representava rei da Índia, cor amarela.

O grande significado do presente acima do valor material, é o valor espiritual, porque apesar dos três Reis Magos representarem o poder dos Reis, ao concluir suas missões demonstraram toda humildade do mundo curvando-se diante de um menino pobre que nasceu na estrebaria junto aos animais. Esse ato mostra a todos nós que o presente serve acima de tudo para demonstrarmos os nossos sentimentos, independente de etnia ou classe social, o presente é um ato para celebrar a amizade e o amor ao próximo.

O presente fortifica um relacionamento. Oferecer presentes materiais, em algumas situações do relacionamento humano é mais importante do que o próprio presente recebido.

Para dignificar o sentimento de relacionamento de amizade e gratidão, ao darmos um presente, acima de tudo é importante nos colocarmos na obrigatoriedade essencial em saber oferecer a nós próprios em forma de presente, é como se você passasse a se materializar dentro do seu próprio presente, pois este ficará marcado para sempre, do começo ao fim de um relacionamento, ou eternizado em um ato de amor ao próximo.

Feliz Natal!

WILSON CARLOS FUÁH é economista e especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2358/visualizar/