Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 14 de Agosto de 2019 às 09:42
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Renato: Significa - "renascido", "nascido de novo" ou "ressuscitado". Tem origem do latim renatus. Uma vez que natus significa" “nascer" e o prefixo re se trata de uma repetição do ato, Renato tem o significado de "renascer", "nascido de novo" ou "ressuscitado"- .(Google).

O leitor poderá me perguntar por que eu estou começando este artigo com o meu nome. Dos meus três filhos, uma filha chamada Renata e outro Renato. Estávamos nós em viagem, e uma atendente ficou surpresa com os nomes iguais. Eu sempre fui contra colocar nome do pai em filhos. Se o filho for mais famoso que o pai não se terá problemas, mas se o filho não tiver o prestígio do pai, o filho vai amargar a sina de comentários como este: pai era um grande homem, mas o filho saiu esse inútil. Entretanto, somos escravos das contingências e das circunstâncias.

Voltemos às origens. Quando eu era bebê eu fui vítima de envenenamento. No lugarejo, onde morávamos, tinha uma planta chamada mirindiba. E as vacas que comiam essa planta tinham o leite envenenado e as crianças que o bebiam morriam. Pois é, eu bebi o leite de uma dessas vacas e entrei em convulsão. A minha mãe disse que fiquei com os olhos vidrados. Lá foi ela com uns padrinhos improvisados para igreja, pois eu não poderia morrer pagão. A razão pela qual a minha mãe, uma intuitiva, na hora extrema, me deu este nome eu desconheço. Lá foi ela comigo para a sede do Município, onde o lendário Dr. João, um médico veterinário, aplicou em mim uma lavagem intestinal. Ao contrario de todos os prognósticos, eu sobrevivi. Que Deus proteja a alma de Dr. João!
Na gravidez da minha primeira filha, a mãe dela teve severos problemas de gravidez e se apegou ao nome Renata pela força que contém uma palavra cujo sentido é nascer de novo ou tornar a vir.

Quando nasceu o meu terceiro e último filho a situação era ainda pior. Ele foi direto para UTI, onde passou 31 dias. E pela mesma razão, a mãe dele trocou Gabriel por Renato. Daí, portanto, decorre a trilogia familiar.

Este texto tem a intenção de homenagear todos os Renatos e Renatas que carregam no nome a simbologia do renascer e do ressurgir, por, certamente, uma boa razão.

P.S. A Importância do Nome - Nome é a expressão que designa algo ou alguém.... é a identidade de uma pessoa (Dício – Dicionário On Line). Cristo quando se dirigia a algum de seus apóstolos o fazia enfatizando o nome, o que comprova a importância da individualidade na identificação de uma pessoa. Os líderes de Revolução Russa/1917 eram conhecidos por pseudônimos surgidos na clandestinidade e que melhor os identificavam: Lenin – suavidade, mansidão - (Wlademir llyich Ulianov); Josef Stalin – homem de aço - (Joseb Besarionis Jughashvili) e Leon Trótski – fagulha - (Lev Davidovich Bronshtein). O nome escolhido para uma pessoa deve representar algo único e indiscutível. A nova vida deve vir ao mundo sob o signo de algo sólido e positivo que a acompanhará pelo resto da vida: o nome.

Renato Gomes Nery. E-mail – rgnery@terra.com.br



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2671/visualizar/