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Opinião
Quinta - 31 de Outubro de 2013 às 11:09
Por: Crisleni Cristian Santos Freitas e Maurizete Maria de Olivei

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RESUMO
O presente trabalho traz a tona às contribuições da psicomotricidade na educação infantil, a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em uma relação ao seu mundo interior e exterior. Assim esta ciência veio para que haja entendimentos acerca do seu  real objetivo que é o de incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças , além de se divertirem,criam,interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.Então percebe-se que os profissionais da educação além de utilizar,acabam recomendando que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.Assim a um destaque da psicomotricidade  na educação infantil,que é o de criar oportunidades e espaços para que as crianças possam realizar várias atividades,sempre experimentando o novo,tornando-se cada vez mais confiantes,saudáveis  e autônomos.

Palavras-chave: Psicomotricidade, Educação infantil, Aprendizagem: desenvolvimento e Autonomia.

ABSTRACT

This paper brings out the contributions of psychomotor in early childhood education, the psychomotor is the science that studies the man through his body moving in a relation to his inner world and exterior. This science came that there understandings of their real goal is to encourage the practice of movement in all stages of life of . Por through the activities, the kids, and have fun, create, interpret and relate to the world we perceive vivem. That educational professionals as well as use, just recommending that games and games occupy a prominent place in the curriculum since the education Infantil. A highlight of psychomotor skills in early childhood education, which is to create opportunities and spaces for that children can perform various activities, always experimenting with new, becoming increasingly confident, healthy and independent.
Keywords: Psychomotor, Early Childhood Education, Learning: development  and autonomy 
 
INTRODUÇÃO


O presente estudo procura demonstrar compreensão sobre a psicomotricidade como ciência que estuda o homem através do corpo em movimento, ter-se-á como foco a psicomotricidade na educação infantil, onde busca-se explicar a relação da aprendizagem a partir da articulação do movimento corporal.
Partindo da organização do EU, a criança pouco a pouco irá ampliando o seu  espaço.Sensação,percepção,cognição e afeto caminham lado a lado na trilha do conhecimento humano.O homem é um ser social.As relações da criança no grupo são por isso,importantes não só para a aprendizagem social,mas fundamental para a tomada de consciência de sua personalidade.

A confrontação com os amigos de turma permite-lhes constatar que é entre outros e que,ao mesmo tempo,é igual e diferente deles .Através da dinâmica psicomotora,pretendemos que as crianças percebam as reais potencialidades de seu corpo,dando conta das possibilidades e dificuldades do mesmo,dividindo experiências nos pedindo ajuda e superando todas as questões que possam vir a prejudicar um desenvolvimento psicomotor satisfatório .Este trabalho normalmente proporciona-lhes uma melhor aceitação das diferenças,uma melhor percepção do seu próprio corpo,o prazer do movimento pela brincadeira que pode despertar consequentemente  um maior desejo no ato de aprender.

Por essas questões, afirma-se que esta pesquisa é um fator essencial e indispensável para a formação intelectual e profissional, pois interfere diretamente no convivio sócio-cultural e profissional, levando em consideração a grandeza que a envolve, ou seja, as ações profissionais e o desenvolvimento global e uniforme da criança. 
 
2. A IMPORTANCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida infra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo,no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.

Partindo deste conceito e através da prática no contexto escolar, considera-se que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem,além disso,possui uma dupla finalidade:Assegurar o  desenvolvimento funcional,tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se,através do intercâmbio com o ambiente humano.

Na Educação Infantil busca experiências em seu próprio corpo ,formando conceitos e organizando o esquema corporal.A abordagem da psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele,localizando-se no tempo e no espaço.O movimento humano é construído em função de um objetivo.A  partir de uma intenção como expressividade íntima.o movimento transforma-se em comportamento significante.é necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e alcançando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as suas atitudes e para a percepção de quem é ajudado, diante disso,percebe-se a  importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem,pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade,com o simbólico e o cognitivo.

Com base no que é exposto, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais, pois enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos,ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos sociais ,assim,a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa ,onde a criança se confronta com o meio em que está inserido.
A educação proveniente do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permitir exercer uma função de ajustamento individual ou em grupo,assim as atividades desenvolvidas em grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com as que o rodeia, portanto propicia o desenvolvimento tanto o psíquico como o motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico que diz respeito às atividades físicas esse desenvolvimento mental.

A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação. 
 
2.1 O PAPEL DA EDUCACAO PSICOMOTORA

A psicomotricidade, hoje considerada como ciência da educação, visa à representação e a expressão motora através da utilização psíquica e mental do individuo. Isto significa que a mesma deixou de ser usada isoladamente e foi enriquecida com e os estudos de outras áreas numa rede interdisciplinar, incluindo os profissionais da educação.Os professores , preocupados com a leitura e a escrita, muitas vezes não sabem como resolver as dificuldades apresentadas por alguns alunos,rotulando-os como crianças com distúrbio de aprendizagem, sendo que na realidade , muitas dessas dificuldades apresentadas poderiam ser resolvidas na própria escola.

Entende-se hoje que a psicomotricidade, dando-lhes condições de desenvolver capacidades básicas, aumentando seu potencial motor, utilizando para atingir aquisições mais elaboradas. Como as ditas intelectuais, ajudaria a minimizar as dificuldades. Assim, por meio do movimento (como a aprendizagem) que o homem atingiu o bipedismo para libertar as mãos para o trabalho, terreno concreto aonde veio a descobrir e edificar a linguagem com a qual por sua vez,pode assimilar o saber teórico e prático da própria sociedade.
Wallon afirma eu a ligação estreita entre maturação e experiência neuromotora, passa por diferente estados: 

Estado de impulsividade motora, onde os atos são simples descargas      de reflexos;  Estado emotivo  - As situações são conhecidas pela agitação que produzem; Estado sensitivo-motor , coordenação mútua (andar,formação da linguagem); Estado projetivo –projeta  o ato intencional para o objeto.
 
A psicomotricidade deve ser desenvolvida em atividades enriquecedoras e onde a criança de aprendizagem lenta terá que ter ao seu lado adulto que interpretem o significado de seus movimentos e expressões, auxiliando-a na satisfação de suas necessidades.Para que a mesma desenvolva a aprendizagem,precisa sentir-se segura para que possa ter a possibilidade de arriscar.Isto certamente lhe trará conhecimentos a cerca de si mesma,dos outros e do meio que está inserida. Lagrange (1974,p.43) trata isso de relações alunos-professores,alunos-alunos,alunos-professores-objetos.
O professor não deverá esquecer que o material de seu trabalho é o seu aluno, portanto,não deverá preocupar-se apenas em preparar o ambiente escolar com cartazes,painéis e faixas,mas em preparar a si próprio para o exercício da função,sendo necessário que ele conheça seu aluno,torne-se amigo,ou seja,deve haver um intercâmbio entre professor-aluno-aprendizagem.

Enfim, a educação psicomotora é uma peça mestra do edifício pedagógico que permite à criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade, e a prepara por outro lado para a sua existência futura de adulto. Essa atividade não ficará mais relegada ao segundo plano,sobretudo porque o professor constatará que esse material educativo não verbal,constituído pelo movimento,é por vezes um meio insubstituível  para afirmar certas percepções,desenvolver certas formas de atenção,por em jogos certos aspectos da inteligência.Emocionalmente a criança conseguira todas as possibilidades para movimentar-se e descobrir o mundo,tornar-se feliz,adaptada,livre e socialmente independente. 
 
 
 
 
CONCLUSÃO 

 
O presente estudo apresenta ao leitor  conhecimentos relacionados à prática teórica e profissional relacionada à psicomotricidade na Educação Infantil,onde este favorece a aprendizagem quando são reconhecidos os diferentes fatores de ordem física,psíquica e sócio-cultural,e que as mesmas atuam em conjunto para o desenvolvimento da aprendizagem,proporcionando ao indivíduo,a capacidade de ser,ter,aprender a fazer e realizar na medida em que se reconhece por inteiro,alcançando a organização e o equilíbrio das reações com os diferentes meios,com sua distinção e relacionando-se com o mundo de forma equilibrada.

Quanto  à parte mental,nesse caso se a criança possuir um controle motor considerável poderá explorar o mundo exterior,fazer experiências concretas,adquirir várias noções básicas para o próprio desenvolvimento da mente,é aonde lhe permitirá tomar conhecimento do mundo que o rodeia,deixando de lado suas dificuldades evidenciadas.

O exercício físico é muito necessário para o desenvolvimento mental, corporal e emocional do ser humano, em especial da criança,pois estimula a respiração,circulação sanguínea,além  de fortalecer os músculos e ossos,aumentando a capacidade física,dando ao corpo um pleno desenvolvimento.
A função do pedagogo, consciente da importância e utilidade da psicomotricidade no meio escolar é de orientar e incentivar o professor a utilização deste método,demonstrando a ele a real validade da aplicação da mesma,fazendo com que desperte o interesse na ajuda aos que está envolvido no processo ensino-aprendizagem,chegando ao sucesso almejado.
Portanto, é importante que atividades que envolva as práticas da psicomotricidade estejam sempre presentes nos planejamentos e ações pedagógicos.
 
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AFONSO , Andréa Scalon.TEORIAS DE APRENDIZAGEM: Uma contribuição metodológica ao ensino-aprendizagem.            Disponível em:
HTTP://www.dançasdesalão.com/agenda/teoriasdeaprendizagemcontribuiçãometodologicaensinodancapdf.Acesso em 22/06/2010 
FONSECA,Vitor da.Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Artmed,Porto Alegr:2004.
LAGRANGE,Georges.Manual  de Psicomotricidade  .Estampa,Lisboa:1974
SPB.Sociedade Brasileira de psicomotricidade. A psicomotricidade.Disponível em:
HTTP://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.Aacesso em20/06/20110



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