Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 18 de Novembro de 2019 às 18:27
Por: Magali Carvalho

    Imprimir


Mato Grosso é um celeiro do mundo, possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de cabeças. Também é responsável por 26% da produção de grãos, sendo o maior produtor de milho, soja, girassol e algodão brasileiro. Frente a estes números, a necessidade de ter mão de obra especializada é fundamental.

Com o intuito de promover intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, o programa Agro Experience é uma oportunidade única para explorar a oportunidade do agronegócio com produtores, especialistas e pesquisadores da Universidade de Illinois. Vão ser duas semanas, entre 11 e 25 de julho de 2020, ideal para combinar turismo de férias e estudos!

O nosso objetivo é justamente visitar fazendas, cooperativas, associações e centros de pesquisa, além de conhecer as mais eficientes técnicas agrícolas, como a agricultura de precisão e outras tecnologias que estão transformando o conceito de gestão de um dos setores mais importantes da economia mundial.

Tudo isso junto com o curso de inglês, com aulas focadas em terminologias do agronegócio. É importante destacar que especialistas fornecerão dados, estatísticas e informações sobre legislação e produção agrícola norte-americana. A programação conta com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo brasileiro, para garantir o melhor aproveitamento do conteúdo.

Fundada em 1867, a Universidade de Illinois é a segunda mais antiga do estado e oferece mais de 250 cursos de graduação e pós-graduação para seus mais de 47 mil estudantes de 100 diferentes nacionalidades. Está a 225 km ao sul de Chicago e possui o 5º melhor programa de agricultura dos EUA.

O programa dispõe ainda de acomodações no campus universitário, por isso conta com biblioteca, cinema, galerias, academia, centros de lazer, centros poliesportivos e refeitórios, uma forma de conhecer um pouco melhor a estrutura educacional do país que é referência mundial.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o intercâmbio é uma oportunidade de conhecer novas culturas e também turbinar o currículo, por isso, o número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017, com mais de 300 mil pessoas. Estados Unidos e Canadá são os países preferidos dos brasileiros.

Uma coisa é ter a informação, a outra é estar pessoalmente conhecendo as novas tecnologias e podendo interagir com especialistas da área. E o estado do Illinois, localizado na região Centro-Oeste do país, é hoje um dos maiores centros industriais e financeiros do mundo.

Mesmo tendo a agricultura como importante fonte de renda, o estado conseguiu se industrializar, transformando-se em um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos, ou seja, temos muito que aprender com eles que são referência em turismo e a prestação de serviços de transportes. Chicago, por exemplo, é um dos centros ferroviários e aeroportuários mais movimentados do país.

Como já visitei 34 países e conheço diversos programas de intercâmbio, avalio essa experiência fundamental para os nossos agricultores e estudantes, que poderão ver in loco como fazer melhor e de forma mais produtiva, a partir de todas as técnicas de agricultura de precisão. Considerando que a janela de plantio nos Estados Unidos é bem mais curta, pois eles possuem invernos rigorosos, precisam plantar e colher dentro de um intervalo menor, exigindo mais eficiência.

O uso da tecnologia para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos ambientais é um dos pilares da agropecuária do futuro. É unanimidade entre os pesquisadores que este é um caminho sem volta para os produtores rurais, que precisam se adaptar à agricultura digital e inteligente, então, frente a tanta modernização, fica o convite: vamos participar do intercâmbio agro e ter acesso a um novo mundo de informações?

*Magali Carvalho, graduação em Marketing pela Unic, pós-graduação em Comércio Exterior pelo INPG de São Paulo, já visitou 34 países, diretora da Experimento Intercâmbio Cuiabá, cuiaba@experimento.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2813/visualizar/