Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 05 de Janeiro de 2012 às 10:51
Por: Juacy da Silva

    Imprimir


Mesmo com a “chegada” do ano novo (que de novo tem pouca coisa) o Brasil continuará enfrrentando desafios que são bem antigos e de pleno conhecimento do povo e dos governantes. Face ao agravamento dos mesmos com certeza o povo vai continuar gritando, chorando, implorando e aceitando a realidade como algo quase imutável enquanto os governantes e donos do poder continuarão com suas práticas demagógicas, prometendo e manipulando o povo.

De forma semelhante os sonegadores, os corruptos e gestores públicos continuarão fazendo ouvidos moucos aos clamores da população, as denúnicas de práticas não aceitáveis, fazendo e usando dinheiro sujo, de caixa dois, para financiarem as campanhas e o teatrinho do faz de contas vai continuar igual.

Existem vários desafios que estarão postos tanto perante o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas, as Câmaras Municipais, bem como aos organismos de controle e repressao da socidade, bem como para os veiculos de comunicação autênticos que exercem seu papel de serem os porta-vozes de quem nao tem voz, a grande maioria do povo brasileiro.

Dentre esses desafios ouso destacar apenas alguns:

a)      Ficha limpa, caberá `a Justica definir, de uma vez por todas, se a Lei da Ficha Limpa vale ou é apenas para “inglês ver”, ou seja, se a vontade popular deve ser respeitada ou se mais uma vez os ficha-sujas vao poder continuar concorrendo a cargos eletivos e ou a ocuparem posições de relevo na administração pública brasileira.

b)      Crise do/no Poder Judiciário, este é outro desafio que cabe não apenas ao STF definir a queda de braço entre o CNJ/Corregedoria do referido órgão, enfim, se o preceito constitucional de controle externo do Judiciário deve de fato existir ou apenas ser um simulacro interpares.

c)      PNE – Plano Nacional de Educação 2012 – 2020, onde deverão ser traçadas as grandes metas e definidos os recursos para a educação, incluindo a luta da sociedade pelos 10% do PIB, mudando radicalmente o montante de recursos atualmente miguados de 4,8% do PIB e os descalabros que isto tem acarretado a educação brasileira.

d)     O Caos da/na saúde pública, ou nossos governantes assumem com seriedade que cabe ao Estado garantir os preceitos constitucionais relativos a esta área ou se o Estado vai passar um atestado de incompetência e transferir aos abutres privados a gestao dos já tão minguados recursos destinados a manter o paciente (saúde pública) no leito de morte da UTI.

e)      Eleições municipais, este é um dos desafios mais complexos, porquanto estarão sendo estabelecidas as bases para a continuação das mesmas forças que estão no poder nos municípios, nos Estados e no país há décadas. Será que os caciques e donos dos partidos irão continuar na propriedade da vida política ou o povo pode sonhar com mudanças e transformações éticas, de capacidade de gestão do dinheiro público.

f)       A Questao das grandes obras nacionais, com vistas `a copa de 2014, das olimpíadas de 2016 e as do já quase falecido PAC. Será que o povo pode esperar eficiência, ética e eficicacia por parte dos poderes públicos e seus agentes ou vamos ter que conviver com as eternas denuncias de corrupção e impunidade?

Existem pelo menos mais algumas dezenas de desafios, mas este espaço é dimninuto e deixo de menciona-los e comentá-los nesta oportunidade.

 

JUACY DA SILVA, professor universitário, mestre em sociologia. Blog www.justicaesolidariedade.zip.net 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/285/visualizar/