Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 16 de Dezembro de 2019 às 15:00
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Um dos ditados populares do meio futebolístico e mais conhecidos pelos jornalistas, técnicos, jogadores e torcedores é: “treino é treino, jogo é jogo”. Aliado a esse ditado, temos um outro termo, que também é muito falado: “o jogador está sem ritmo de jogo”.

Em minha concepção, os ditados citados, querem trazer o seguinte significado: O treino é de extrema importância, mas é na prática, após o som do apito, que começa a valer de fato, pois o que conta são os resultados.

Extraindo o acima citado para a área comportamental, concluo que a vida é, também, um jogo da vida real.

Conheço pessoas que vivem sonhando com o seu futuro, planejam a vida para os próximos anos, montam estratégias para criar os filhos, vivem no mundo do planejamento e do treino, contudo, efetivamente, não entram no “campo” da vida, ou seja, não executam de fato o seu treino.

Para sentir a emoção da vida, você precisa encarar os desafios que lhes são propostos, por mais complexo e difícil que seja

Por mais que haja treino e a devida preparação, treino sempre será treino, que, em outras palavras, é apenas um aprimoramento e preparação para a prática. Ser um craque nos treinos, não quer dizer que na vida real terá o mesmo sucesso, pois a prática é a validação do treino, se é o certo, ou se necessita de melhorias.

Para sentir a emoção da vida, você precisa encarar os desafios que lhes são propostos, por mais complexo e difícil que seja, pois é no jogo da vida que vamos amadurecer, aprender, fracassar, cair, chorar, ganhar experiências e ritmo.

Quando Jesus esteve neste mundo, ele não apenas planejou a sua vida, tampouco, apenas disse o que deveríamos fazer, mas de fato praticou, vivenciou os desafios. Ele executou o que ensinou, mesmo tendo dissabores e traições dos seus amigos e inimigos.

Cristo ganhou ritmo de vida. Teve uma curta jornada, contudo, o Seu nome dividiu a história deste mundo, além de nos presentear com a salvação.

Treino é treino, jogo é jogo. Só ganha ritmo, quem joga. Que possamos ir além da teoria e do planejamento, aplicando e exercitando o que treinamos. Lutas e desafios todos nós estamos propensos a enfrentar, mas ainda assim, é preciso manter o ritmo da caminhada, aptos, a escrever uma nova história para as nossas vidas.

FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA é secretário de Controle Externo e auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2857/visualizar/