Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 04 de Janeiro de 2012 às 14:17
Por: Thaysi Santos

    Imprimir


Escolher a melhor roupa para ir à Igreja, participar da Missa em família todos os domingos e viver com rigor os preceitos da fé eram hábitos comuns aos nossos pais. Não que o tempo tenha dado um salto tão grande assim, mas as mudanças culturais dos últimos anos parecem ter colocado em segundo plano aquilo que era preservado como sagrado há séculos, tido como essencial na vida do cristão.

É essa alegria de pertencer à família de Deus, em professar a fé e vivê-la de forma pública que o papa Bento XVI quer resgatar, de forma especial, esse ano que se inicia, ao proclamar o Ano da Fé. O ano celebrativo terá início a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Festa de Cristo Rei, a 24 de novembro de 2013.

Na data de início do ano temático, completam-se também 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo predecessor de Bento XVI, o Beato João Paulo II. Fatos, portanto, significativos para viver esse resgate da espiritualidade.

Foi o entusiasmo de levar Jesus aos que não O conhecem, ou mesmo aqueles que parecem tê-lo perdido de vista na correria dos dias frenéticos, que fez o Santo Padre agir de forma urgente, inspirada pelo Espírito, sobretudo se observado o quanto o relativismo tem tomado conta dos lares brasileiros.

Assim, os mais de 130 milhões de católicos no Brasil (segundo dados do IBGE, do último agosto) são convidados a um tempo de verdadeira conversão a Cristo. Os batizados são chamados a redescobrirem a alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé.

É o próprio Jesus quem convida cada fiel a ser realmente fiel, a fazer valer a sua religiosidade. Que sejam católicos de tradição, mas também de uma prática cristã que reflita suas convicções, baseado na experiência autêntica com o Cristo ressuscitado.

Na carta apostólica em que proclama o Ano da Fé, divulgada em outubro do ano passado, Bento XVI aponta alguns exemplos de fé autêntica e verdadeira doação: Maria, os apóstolos, os mártires e religiosos de todos os tempos. Mas, também destaca os leigos que, por meio do seu agir e em sua profissão específica, demonstram seu amor pela causa de Cristo e contribuem para que o Evangelho se espalhe por toda a Terra.

É essa família espiritual, nascida e fundamentada na fé dos apóstolos, que o Santo Padre quer ver reanimada e ativa, nos vários aspectos da vivência do Evangelho. Um dos apelos do Papa Bento XVI é que se intensifique o testemunho e a prática da caridade. O amor efetivo aos mais necessitados deve arder e pulsar no coração de cada cristão, que precisa assumir a responsabilidade daquilo em que acredita.

Redescobrir e estudar os conteúdos do Catecismo da Igreja Católica é também urgente para que esse tempo de preparação para o ano da fé e, ainda mais, no decorrer dele. Ali está toda a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante seus dois mil anos de história. A liturgia e os sacramentos, segundo o Pontífice na carta, são a fonte de graça que sustenta o testemunho dos cristãos.

Trazer à luz os ensinamentos do Concílio Vaticano II, que constitui parte fundamental do patrimônio dos fiéis, é mostrar ao mundo que as orientações dos padres conciliares são preciosas para o mundo de hoje. Como o apóstolo Paulo pede a Timóteo que procure a fé (cf. 2Tm 2, 22) com a mesma constância de quando era novo (cf. 2Tm 3, 15), este é o convite dirigido a cada fiel, para que ninguém se torne apático na fé. Esta é companheira de vida, que permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza.

Acreditar em Jesus e ser sinal vivo da presença do Ressuscitado no mundo. São esses os principais compromissos que devem marcar o nosso calendário de 2012. Quando se entende verdadeiramente o sentido e a preciosidade da fé cristã, escolher a melhor roupa para ir a missa aos domingos se torna pequeno. Vamos escolher o melhor calçado, o melhor horário, tudo de melhor para estar com Aquele que é, e deve ser, o maior em nossa vida.

Thaysi Santos é jornalista e missionária da Canção Nova.Twitter: @thaysicn



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/286/visualizar/