Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 04 de Janeiro de 2012 às 14:11
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Recebi algumas dúvidas sobre "A Cruz de Cristo". A primeira refere-se ao que diz São Paulo em Gálatas 3,13: Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro (clara referência a Dt 21,23). Depois, o fato da cruz ser cultuada por pagãos muito antes de Cristo. Ademais, a cruz representava o horror, uma execução cruel. Um ponto curioso seria se na execução dos 6.000 de Espártaco teriam sido pregados em uma trave e depois colocados em um poste, muito trabalho! O uso da cruz ainda seria uma mistura com o paganismo, contra o recomendado em 2 Co 6,14-16.

Realmente, a passagem de Gálatas nos traz muita dúvida, mas os teólogos, desde a antiguidade, creem que Paulo faz uma ilustração da doutrina cristã que diz que Cristo se faz solidário da maldição para libertar os homens dessa maldição. Podemos corroborar essa idéia observando Rom 8,3ss: o que era impossível à lei, Deus o fez. Enviando o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado. Vide ainda 2 Cor 5,21 e Col 2,14ss: 14 cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz.

Não custa lembrar João 3,14ss: Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem. E para que não reste dúvida sobre a "adoração" da cruz (ou da imagem serpente de Moisés), vide Números 21, 9:  Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida. E ainda o Livro da Sabedoria 16,5ss: e quem se voltava para a serpente de bronze era salvo, não em vista do objeto que olhava, mas por vós, Senhor, que sois o salvador de todos.

Esclarecido esta questão, creio, podemos ver a próxima, o uso da cruz por outras culturas. Isso é normal já que a cruz é uma figura muito simples. Não custa citar que a Estrela de Davi, figura mais complexa formada por dois triângulos, já era usada pelos hindus, cheio de significados, o mais interessante é o da Criação, união entre o macho e a fêmea.

Devemos observar que o uso da cruz como símbolo foi adotado depois do ano duzentos. E observe que Cristo, cristão, em grego escreve-se "XPISTOS" (qui ro, XP virou símbolo adotado por Constantino). Creio que o uso da cruz tem mais a ver com o nome de cristão (escrito com X) do que do símbolo da morte mesmo. Que parece ao leitor?

Quanto aos 6.000 crucificados, a guerra envolveu duzentos mil revoltosos, imagine o tamanho da armada romana, é gente suficiente para crucificar de qualquer jeito apenas seis mil. De qualquer forma, "cruce" em Latim, língua de Roma, só tem um significado: cruz!

Quanto ao texto 2 Cor 6,14 a 7,1, ele foi inserido. Veja que a ideia interrompida em 6,13 continua em 7,2. Assim como está fora de contexto na Segunda de Coríntios, também assim parece-me no nosso estudo.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/287/visualizar/