Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 27 de Dezembro de 2011 às 18:11
Por: Walney de Souza

    Imprimir


Chamo-me Walney de Souza Rosa, moro em Poconé; no pantanal de Mato Grosso, porem sempre retorno a minha cidade natal: Nortelândia.

Quando me reporto a minha juventude, lembro-me da Pastoral da Juventude onde eu e alguns amigos iniciamos a participar em 1993, com a Campanha da Fraternidade “Juventude Caminho Aberto”, a convite da: então hoje, Irmã Almira.

Esses amigos vivenciaram muita coisa juntos, sorrimos, brincamos, choramos e, vezes ou outra, brigamos.

Pessoas “bacanas” amigas como Camilla Brandão, Ediléia, Iolanda, Angilei, Cida Souza, Jéssica, Juliane, Gisdete, Maria do Socorro, Mônica, Lúcia, Ivani Meira, Verônica entre tantas outras meninas que se encontraram e se envolveram em grupos juvenis e consequentemente desse período levaram consigo muita coisa para sua vida adulta. Amigos como Antonio Meira, Antonio Damaceno, Fabiano, Keinistone, Jeam Carlos, depois Benedito, Carlos Otávio e tantos outros meninos que seguiram seus destinos, mas que nunca esqueceram o que vivenciaram no grupo de jovens.

Dessa geração, nem mais nem menos importantes estávamos eu e mais alguns jovens nem santos ou pecadores, simplesmente jovens, diferentes e ao mesmo tempo iguais aos outros; desse grupo de amigos: Walney, Adejilson (Dí), Darley, Rildiam e por algumas vezes Maxionilio, sem duvida nenhuma muita história teremos a contar para nossos filhos e futuras gerações, outras histórias serão esquecidas pelo tempo passado ou mesmo por necessidade de se fazer esquecer.

Dessas histórias o que me atraiu a escrever esse artigo foi a paixão, de alguns de nós (nem todos), pela Banda Legião Urbana (assim como gostávamos de Engenheiros, Capital inicial entre outras bandas e cantores).

Lembro-me como se fosse hoje: reunidos na casa de um ou outro, durante nossas festinhas, quando ouvíamos legião urbana (quase sempre na casa do Darley) e surgia a frase: “Essa musica daria um lindo filme”, pois estávamos falando da Canção Faroeste Caboclo (Renato Russo) lançada pelo Legião Urbana em 1987 e que arrastou fãs até os dias de hoje, passando pelo final da década de 90 durante o ápice da união de nossos amigos.

Outra lembrança é quando eu, Walney, cantava e Carlos Otávio tocando violão arriscávamos apresentar as canções do Legião Urbana em festas e barzinhos, na cidade de Sorriso (MT), durante o período que ficamos no exército; nunca ousei Faroeste Caboclo, as outras sim. Naquela ocasião entre outros colegas aparecia a frase: “As músicas de Renato deveriam virar filme: Eduardo e Mônica, Vento no Litoral, Dezesseis, Monte Castelo, Pais e Filhos”, entre outras que verdadeiramente são bons roteiros para qualquer cineasta.

Retornando aos amigos de Nortelândia, recordo-me que certa ocasião durante as “filosofias e meditações” sobre a música Faroeste Caboclo, todos nós afirmamos que se um dia essa música virasse filme iríamos reunir aquele grupo para assistirmos juntos. A promessa poderá ser cumprida em 2012, afinal “João do Santo cristo” chegará aos cinemas.

Em 1978, quando Renato Russo cantava pelas esquinas de Brasília a história de um Nordestino que saia de sua terra natal para tentar a vida na capital federal a música era vista com certa indiferença pelos seus amigos, pois é, a Saga de João de Santo Cristo - personagem principal da música lançada somente em 1987 pela Legião Urbana - vai ganhar as telas dos cinemas brasileiros.

O Filme deverá estrear no primeiro semestre de 2112. A música composta pelo grande poeta do rock nacional Renato Russo, que faleceu em 1996, conta a história de três personagens que até hoje estão presentes na memória dos jovens brasileiros: João de Santo Cristo, Jeremias e Maria Lúcia.

Já em fase de finalização, o longa é aguardado com ansiedade por toda uma geração que teve nas canções de Renato e de sua Legião, a trilha sonora para toda sua inquietude juvenil. Para se ter uma idéia da força que tem o nome de Renato Russo, uma pesquisa recente encomendada pela Tv Globo revelou que mesmo 15 anos após sua morte, Renato continua sendo um dos principais ídolos da juventude brasileira e a Legião até hoje é uma das bandas que mais vende CDs no País.

Fabrício Boliveira interpretará o protagonista João de Santo Cristo, Ísis Valverde será Maria Lúcia e Felipe Abib será Jeremias.

Sem dúvida será um momento impar para reunir os amigos e assistir mais um filme que promete ser sucesso do cinema nacional, porém o que mais importa não é somente as canções ouvidas pelos amigos da época ou os momentos vividos com felicidade ou mesmo os adversos enfrentados por todos nós; o que vale a pena mesmo é saber que ainda somos bons e grandes amigos que não precisa necessariamente nos falarmos todos os dias... fomos, somos e seremos bons amigos independente da distância. 



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/292/visualizar/