Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 13 de Abril de 2020 às 11:12
Por: Emanuel Pinheiro

    Imprimir


Hoje, domingo de Páscoa, é o dia em que se celebra a ressureição de Cristo. Mais do nunca é importante refletir sobre o significado desta data, que é de renascimento e de renovação.


Uma nova ordem mundial está surgindo. E todos precisam se reinventar. Ninguém pode duvidar da gravidade da situação: temos que nos preparar para um período difícil pela frente.

Lutamos contra uma pandemia para a qual ainda não existe remédio comprovado cientificamente. Por ora, os instrumentos mais eficientes são o isolamento social, o fortalecimento do sistema de saúde e as medidas para atenuar os efeitos da crise econômica.


Os países que não fizeram o distanciamento social tiveram que voltar atrás. Viram que sem ele muito mais vidas seriam perdidas e a economia demoraria ainda mais a se recuperar.
Não dá pra relaxar, sair às ruas sem necessidade nem descumprir as recomendações de higiene pessoal. Sabemos que no Brasil o pior momento ainda está por chegar. E por mais que estejamos trabalhando para que a realidade aqui seja diferente, Cuiabá não é uma ilha. A pandemia é pra valer.

É tempo de união. Não importa em que campo da política você está, se você apoia ou não nossa gestão ou qual seu credo, sua ideologia. Vocês e eu queremos o mesmo: vencer a guerra contra esse vírus.

Estados e municípios estão se esforçando para evitar o colapso da saúde. Em Cuiabá estamos fortalecendo o sistema, aprofundando um trabalho que já estava em curso. Mas só podemos vencer essa guerra com o engajamento de todos, incluindo as empresas. A sociedade civil organizada é uma frente importante nessa luta, com cestas básicas, abrigos e alimentos. Isso ainda será necessário por um bom tempo.


A palavra de ordem agora é “solidariedade”. E ela pode existir de várias formas.


Governos de todo o mundo estão investindo cifras gigantes para salvar pessoas, empresas e empregos. Se informe sobre as ações do governo federal e oriente outras pessoas a fazerem o mesmo, pra beneficiar suas famílias, sua renda, seus empregos.


A redução do isolamento será gradual, responsável e sempre respeitando a saúde e a vida da população. Até agora, nenhum país voltou à plena normalidade. E mesmo depois da pandemia, pessoas, governos, instituições não serão os mesmos.


É a primeira vez que celebramos a Páscoa numa situação assim. O lado bom é que estamos na data certa para refletir sobre nosso jeito de estar no mundo. Vamos manter nosso corpo e cabeça saudáveis, pensar positivo, fazer exercícios e cultivar a paciência. Vamos aproveitar as redes sociais pra ficar conectados com as pessoas que amamos. E propagar informações sensatas, verdadeiras, do bem.


É tempo de união. Não importa em que campo da política você está, se você apoia ou não nossa gestão ou qual seu credo, sua ideologia. Vocês e eu queremos o mesmo: vencer a guerra contra esse vírus.


A Páscoa simboliza a superação do sofrimento, a vitória da vida. Cuiabá nunca se curvou para as adversidades. Nossa fé sempre nos ajudou a seguir em frente.


A gente sente agora a presença de Jesus por meio de pessoas que são exemplos vivos de seus ensinamentos...


Os que curam e dão alívio nos hospitais e unidades de saúde... Os que deixam a cidade mais limpa... Os que transportam pessoas e levam os insumos para abastecer nossas farmácias e garantir o pão nosso de cada dia... E os que praticam todo dia a arte de confortar os famintos, os doentes e os desamparados... Eles agem com o espírito de Jesus.


E é com esse espírito, unidos, solidários e com esperança no coração que vamos vencer essa pandemia.

EMANUEL PINHEIRO é prefeito de Cuiabá.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2989/visualizar/