Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 19 de Dezembro de 2011 às 14:44
Por: José Riva

    Imprimir


Aos 48 anos de fundação, Nova Marilândia completa neste dia 19 de dezembro, 20 anos de emancipação político-administrativa. Localizada na Região do Médio Norte mato-grossense, é um município de raríssima beleza, formado por um povo fiel, ordeiro e forte, que teve a sua história marcada pelo ciclo do garimpo.

Hoje, a realidade é outra. Nova Marilândia, assim como muitos outros municípios de economia exaurida provocado pelo fim da pujança do ciclo do ouro, ressurge com a economia focada nas atividades agropecuárias e se destaca pela produção de frangos. Ação que ajuda a manter Mato Grosso no ranking dos estados altamente produtivos do Brasil.

Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa trabalhou muito para conseguir aprovar a Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Uma lei que garante segurança jurídica aos nossos produtores por normatizar o uso e a ocupação do solo. Dessa forma, permite o aumento da produção com respeito ao meio ambiente, para que erros do passado que resultaram na degradação ambiental não ocorram mais.

Ainda envidamos esforços para ajudar alavancar o desenvolvimento da cidade. Na área educacional conseguimos três ônibus escolares para Nova Marilândia. Muito mais conforto e segurança aos alunos que dependem desse transporte para estudar, principalmente, aos que residem na zona rural. Aliás, as crianças e adolescentes em situação de risco também passaram a contar com a presença de conselheiros tutelares nas comunidades, já que cada Conselho Tutelar recebeu um veículo e computador para facilitar esse trabalho.

É o progresso que chega ao município! A partir de agora, trabalhamos para consolidar melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde e segurança pública. Em que pese enfrentamos um orçamento estadual contingenciado, acredito na soma de esforços para diminuir as desigualdades regionais. Como investimentos na agricultura familiar com a aquisição de máquinas. É o caso da Associação dos Avicultores que precisa de uma pá carregadeira; construção de pelo menos 15 poços semi-artesianos e liberação dos recursos para reforma das casas dos assentamentos. Esses recursos estão há mais de quatro anos na conta do conselho da Associação, mas por questões burocráticas, o Incra ainda não liberou.

Queremos também consolidar outros empreendimentos que deixem a cidade ainda mais bonita e melhorem a autoestima da população. Entre eles, construções como a do portal de entrada da cidade; a pista ciclística,  ligando a cidade até a União Avícola; um centro comunitário com capacidade para mil pessoas; pavimentação da Avenida Flor de Tubarão; 200 casas populares; saneamento básico; recapeamento das ruas e avenidas, além da construção de 12 pontes de concreto no Assentamento da Pompéia.

São por essas razões que reafirmo o nosso compromisso com a população nova marilandense. Pois, nesses 20 anos, a cidade mostrou seu valor para o Estado e, com certeza, com os novos avanços que acontecerão daqui pra frente, elevarão este município que terá, em seus cidadãos, orgulho por fazer parte do crescimento de Mato Grosso.

 

Parabéns, Nova Marilândia! 

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/300/visualizar/