Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 29 de Abril de 2020 às 06:08
Por: Natasha Crepaldi

    Imprimir


Neste tempo de incertezas, diante da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), os efeitos do estresse podem impactar na saúde física e emocional. Quem aí está percebendo que os cabelos estão refletindo sua ansiedade? Recebo muitas dúvidas sobre se o estresse pode intensificar a queda de cabelo e deixar os fios mais quebradiços.

O estresse é responsável por reação de luta e fuga, que nos dá uma sensação de que algo vai acontecer e nosso organismo prioriza alguns órgãos, enquanto deixa outros de lado. Assim, ele faz uma vasoconstrição periférica e o couro cabeludo é um dos primeiros a sofrer os efeitos.

A chegada de nutrientes e hormônios ao bulbo capilar, que é a estrutura responsável pelo nascimento dos fios, é prejudicada. Porém é uma queda que vai ocorrer depois de dois a três meses de situações de estresse crônico.

Além disso, o estresse libera um hormônio que pode trazer prejuízos ao cabelo: o cortisol. Ele faz uma degradação proteica, atrapalhando essa síntese, com isso menos nutrientes na formação de fios. Tudo isso pode sim culminar na queda de cabelo.

Por outro lado, o cortisol também pode deixar os fios mais oleosos. Ele, junto com uma cascata de hormônios, aumenta a produção de oleosidade no couro cabeludo. Somado a isso, a intensidade de atividades domésticas provoca suor no couro e muitas vezes demoramos mais para lavar os cabelos (menos salão de beleza e menos escovas).

A oleosidade e a dermatite seborreica aumentam em até 20% a chance de um fio cair. Então é importante observar se você está lavando o cabelo corretamente e de acordo com a necessidade ou se é estresse. Vale destacar que o fio novo, pós queda, nascerá mais fino, mais frágil.

Outra questão diz respeito aos nossos hábitos antes da pandemia. As mulheres tinham uma rotina de beleza capilar mais correta, envolvendo hidratação, nutrição, reconstrução que foi interrompida. Mas doutora, e agora, o que fazer?

É importante ter um sono reparador, alimentação proteica com ingestão de frutas, verduras, legumes, proteínas, praticar atividade física para diminuir o estresse, fazer algo que você goste e tentar manter a rotina de cuidados com o cabelo em casa, hidratando-o com máscaras uma vez por semana.

Ao perceber o cabelo oleoso, lave o couro cabeludo com shampoos específicos para limpeza, alternando-o com os hidratantes, sendo os fios ressecados, proteja-os com um óleo nas pontas antes de entrar no banho, assim você cuida do fio e higieniza o couro. Ao manter amarrado, evite muita tração, pois isso pode tensionar os fios e provocar quebra.

Um alerta, ao sair prenda os cabelos e ao voltar para casa, lave-os com shampoo, eles são sim eficientes para a limpeza e eliminação do coronavírus nos fios.

Natasha Crepaldi é médica especialista e mestre em dermatologia.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3025/visualizar/