Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 13 de Dezembro de 2011 às 13:47
Por: Patrícia Mendes

    Imprimir


O pensamento de Jocken Kleper, escritor alemão, sobre a Liturgia da Igreja, nos leva a compreender melhor o significado do Tempo do Advento: “O Ano Litúrgico, com suas atualizações e exposições da vida de Cristo, é a maior obra de arte da humanidade; e Deus mostra-se favorável a isso, consentindo-o a cada ano e concedendo-o numa luz sempre nova, como se fosse a primeira vez”.

O Ano Litúrgico começa com o Advento. Muito mais que um tempo de preparação para o Natal de Jesus, é um tempo de conhecimento mais profundo de Deus, que está sempre se dirigindo a nós, homens e mulheres de cada tempo. Batendo às portas dos corações, deseja encontrar uma resposta de amor. O Tempo do Advento tem a duração de quatro semanas, nesse período somos convidados a esperar Jesus, o Protagonista do maior acontecimento da História, onde o Verbo se fez carne e habitou entre nós, assumiu nossa humanidade, sem deixar de ser Deus.

O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor, não uma espera passiva, de braços cruzados. Pelo contrário, os cristãos são chamados a aguardar a vinda de Jesus na esperança e numa alegria crescente, e ao mesmo tempo, numa atitude de vigilância e meditação. Em resumo, o Advento é a chegada de Jesus em três dimensões: a Igreja que nos convida a nos prepararmos para a chegada de Jesus em Belém; a chegada de Jesus ao coração de cada pessoa em particular e o anúncio da vinda gloriosa do Senhor Jesus.

Um dos símbolos desse Tempo é a Coroa do Advento, composta por quatro velas presas nos ramos que formam um círculo. A cada domingo, acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação e quando acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Deus, a grande Luz, nos convida a sermos também “luz no mundo”.

Para vivenciar o verdadeiro sentido do Advento, precisamos estar atentos para que não sejamos iludidos pelas propostas atraentes do consumismo. O foco principal é a presença de Jesus Cristo entre nós. As palavras do Papa Bento XVI em sua homília realizada na Celebração do Advento, em dezembro de 2007, vem nos conscientizar mais sobre isso:“Àhumanidade que já não tem tempo para Ele, Deus oferece mais tempo, um novo espaço para que volte a entrar em si mesma, a fim de que se ponha novamente a caminho, para reencontrar o sentido da esperança”.

O Adventoé por excelência o tempo da esperançae, como nos ensina Bento XVI, desperta em cada ser humano a busca da prática da caridade, uma nova confiança em Deus e um verdadeiro desejo de conversão, ou seja, mudança de vida. Você também é convidado a se deixar ter o mais fabuloso Natal, deixando Jesus Cristo nascer dentro de você, dentro do seu coração. Boa Preparação! Bom Advento!

*Patrícia Mendes é missionária e locutora do programa Clube do Ouvinte da Rádio Canção Nova. Twitter: @patymendescn.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/309/visualizar/