Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 29 de Julho de 2020 às 11:46
Por: Aline Dalavia

    Imprimir


Existe uma grande conexão entre nossa a pele e os sistemas nervoso central, imunológico e endócrino. E o isolamento social em meio à pandemia pode causar queda de cabelo e agravar a acne. Se um dos sistemas for abalado, pode acarretar em alterações, e isso vem acontecendo ao longo desse isolamento social, pois nem todos têm o psicológico preparado para se isolar do mundo.

Tenho recebido muitos pacientes com essas queixas em meu consultório. A pele é um órgão ligado ao sistema nervoso, então é muito comum em nossa área receber queixa de queda de cabelo, da piora da oleosidade, aumento da acne, aparecimento de vitiligo ou psoríase. Se o seu emocional não está bem, então o seu sistema de defesa e sua pele pedem se alterar.

A pele é o maior órgão do corpo humano, e ela sente o mundo externo, com isso, o estresse pode provocar diversos problemas, desde os mais leves como queda de cabelo ou aparecimento de espinhas, ou até mesmo agravar doenças de pele já existentes no paciente.

É importante manter um estilo de vida saudável, e cuidar da saúde psicológica para evitar que doenças de pele se agravem durante o período da pandemia, além disso, é importante cuidar da alimentação, porque, se não houver uma alimentação saudável, isso afetará diretamente no aumento da queda de cabelo e na piora da acne. Atividades físicas moderadas e algumas terapias também são recomendadas, como práticas de meditação, por exemplo, podem ajudar a prevenir o aparecimento destes problemas.

Contudo, se estressar neste período é normal e que alguns desses quadros, são questões temporárias.

A Covid-19 pode também causar lesões na pele. Pesquisas recentes comprovam a ligação entre a doença e o aparecimento de variadas lesões de pele, e estas podem se iniciar antes, durante ou depois do momento da infecção, muitas vezes em pacientes assintomáticos.

Entre as lesões, é importante destacar: placas vermelhas e arroxeadas nos dedos das mãos e dos pés, como se a pessoa tivesse uma inflamação ao redor das unhas ou fungo entre os dedos; urticária, que são placas vermelhas que coçam; descamação embaixo dos pés; e pele mais ressecada.

Dra. Aline Dalavia, é formada em medicina pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e farmacêutica pela Universidade de Cuiabá – UNIC, e também é mentora do curso “Hands On de Toxina Botulínica e de harmonização facial”. https://draalinedalavia.com.br/ @dra.alinedalavia




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3224/visualizar/