Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 25 de Novembro de 2011 às 08:32
Por: José Cianci Filho

    Imprimir


A acne é o pesadelo de grande parte da população, principalmente dos adolescentes, pois é nessa fase que ela ganha ainda mais força. Isso ocorre porque durante a puberdade as glândulas sebáceas da pele tornam-se mais ativas e sua produção é excessiva. Além disso, os poros da pele ficam obstruídos provocando a formação de coleções de pus. Nesse período, a doença tende a se manifestar pela formação de “cravos” ou “espinhas” que resulta da interação entre hormônios, oleosidade da pele e bactérias. O grande problema é que com frequência, o sebo produzido resseca e as bactérias se acumulam nos poros cutâneos, impedindo assim que essas glândulas saiam dos folículos dos pelos. Outro fator que implica na acne está relacionado à atividade das bactérias, elas crescem nos poros obstruídos e degradam algumas gorduras no sebo, o que irrita ainda mais a pele.

Mesmo nos casos mais avançados, o problema tem solução. Para eliminar as espinhas superficiais pode-se aplicar, com orientação médica, um antibiótico sobre a pele ou utilizar antibióticos orais para reduzir ou prevenir a acne superficial. O resultado poderá demorar meses ou anos para aparecer. Quando a acne é mais profunda, a infecção pode se disseminar produzindo áreas maiores, avermelhadas, elevadas e inflamadas, com cistos cheios de pus, os quais podem se romper deixando cicatrizes. O ato de espremer as espinhas pode piorar o aspecto da pele aumentando a infecção, a inflamação e as cicatrizes. Nesse caso, o ideal é que a pessoa procure por um dermatologista para iniciar um tratamento com antibióticos orais. No inicio, a acne poderá apresentar uma aspecto pior, o que é normal. O tratamento levará cerca de três semanas para surtir efeito.

Uma notícia boa, já que estamos saindo da estação mais fria do ano, é que a acne piora no inverno e melhora no verão devido ao efeito benéfico do sol - cicatrizante e bactericida. Já a dieta tem pouca influência sobre a acne, embora algumas pessoas tenham sensibilidade a certos alimentos. Os adolescentes que fazem uso de hormônios anabolizantes podem apresentar uma piora da acne e determinados cosméticos podem agravá-la por obstruir os poros. Também pode haver ocorrência de acne durante o período menstrual em mulheres jovens e pode desaparecer ou piorar durante a gravidez. No caso de acne grave durante a menstruação, um contraceptivo oral pode ser útil. O tratamento leva de 4 a 6 meses para mostrar resultados benéficos.

É importante ressaltar que a lavagem das áreas afetadas várias vezes ao dia tem pouco efeito no tratamento das acnes, porém melhora o aspecto da face oleosa. Qualquer sabonete de boa qualidade pode ser utilizado. Sabonetes antibacterianos não são benéficos e os abrasivos podem secar melhor as lesões, mas também podem irritá-las. As compressas de água quente ajudam a amolecer a acne, tornando a sua remoção mais fácil.

Dr. José Cianci Filho
Médico do Trabalho da Drogasil S/A



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/335/visualizar/