Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 16:09
Por: José Riva

    Imprimir


Gaúcha do Norte é um dos municípios que estou sempre presente em busca de ações para melhorá-lo. É por isso que neste dia 17 de novembro quero dividir com a sociedade mato-grossense a alegria de ver o crescimento dessa cidade desde que foi emancipada através da Lei 6.686, de 1995. Muitas foram as conquistas e os desafios, que hoje representam a oportunidade de crescimento com perspectivas de um futuro ainda melhor.

É o caso do ciclo da borracha, responsável pela renda familiar de pelo menos 30% dos 6,3 mil habitantes de Gaúcha do Norte, que reúne condições favoráveis para a expansão da produção que é pautada pela sustentabilidade em respeito ao meio ambiente. Especialmente agora, com a edição da Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico, criada para dar segurança jurídica aos produtores e que foi possível, somente pela atuação municipalista da Assembleia Legislativa e participação efetiva da sociedade.

Agora, trabalhamos por incentivos fiscais que permitam a vinda de novas empresas a Mato Grosso. Aliás, uma das saídas para fomentar o cenário econômico de Gaúcha do Norte será a instalação de uma usina para a industrialização da borracha, agregando valor à produção primária e, consequentemente, aumentando a oferta de emprego e renda. Acredito que a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Unemat podem ser parceiras na capacitação da mão de obra de acordo com a vocação da região. Em média, 400 toneladas de borracha são extraídas por mês, com previsão de aumento da produção. O mesmo acontece com a agricultura e a pecuária, setores bastante promissores.

Outra grande conquista que consolidamos se refere à implantação do Assentamento Nova Aliança, onde 95 famílias poderão contar, em breve, com importantes linhas de crédito para fomentar a sua produção. Outro grande desafio é o asfaltamento que liga Gaúcha do Norte a Paranatinga. São 200 km necessários para melhorar o desenvolvimento do município, que está localizado a 600 km Capital e reduzirá de 10 para aproximadamente sete horas de viagem nesse mesmo percurso, além de melhorar, significativamente, o escoamento da produção de grãos. Somente de soja deve chegar a 130 mil hectares neste ano.

Também conseguimos a instalação da Polícia Civil e da Agência dos Correios juntamente com o Banco Postal Bradesco; telefonias fixa e celular; emulsão asfáltica para as vias urbanas; a construção da Praça Central; ambulância; três ônibus escolares; veículo para o Conselho Tutelar; máquinas à recuperação de estradas e o reconhecimento de utilidade pública da Associação de Aposentados e Pensionistas do Município. Empreendemos esforços para viabilizar a construção do Centro de Convivência dos Idosos, um antigo sonho da população e à instalação de uma agência do Banco do Brasil. 

São por essas razões que reafirmo o compromisso de continuar trabalhando pelo município, que apesar de completar apenas 16 anos, reúne importantes fatores para caminhar rumo ao desenvolvimento, com transformações sociais que garantam um futuro promissor.

Parabéns, Gaúcha do Norte!

·         José Riva, presidente da Assembleia Legislativa.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/343/visualizar/