Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 22 de Dezembro de 2020 às 12:29
Por: Francisney Liberato Batista Siqueira

    Imprimir


Muito se tem discutido sobre a inteligência emocional. Segundo pesquisadores, estudiosos, coaches e palestrantes sobre o assunto, esse tipo de inteligência promove o sucesso do indivíduo. Todos nós buscamos e queremos ter sucesso na vida.

O conceito foi disseminado no mundo por intermédio do jornalista e psicólogo Daniel Goleman, segundo o qual, para que a pessoa tenha inteligência emocional, é necessário que haja um reconhecimento do seu estado atual, para propor mudanças para o estado desejado:

“Todos temos essa tendência de negar nossas falhas. É uma estratégia emocional cômoda, que nos protege do sofrimento que acarretaria reconhecer a dura verdade. A atitude defensiva assume muitas formas: minimizar os fatos, excluir informação crucial, racionalizar e encontrar boas desculpas – qualquer coisa para tirar dos fatos a sua verdade emocional”.

Os indivíduos que detêm a inteligência emocional geram mais resultados e atingem mais os objetivos em quaisquer áreas da vida.

O pesquisador americano Goleman divide a inteligência emocional em cinco dimensões ou habilidades indispensáveis ao ser humano.

O conjunto da inteligência emocional é composto por:

Muito se tem discutido sobre a inteligência emocional

Autoconhecimento: reconhecer quem você é. É a capacidade que as pessoas têm de conhecer a si mesmas com relação aos seus comportamentos, frente às situações de suas vidas, sejam elas sociais ou profissionais. É saber lidar e relacionar-se consigo mesmo.

Autocontrole: é a capacidade que os indivíduos têm para administrar as próprias emoções, seu estado de espírito e o seu bom humor.

Automotivação: é ter motivos para agir. É a capacidade de motivar a si mesmo e, assim, conseguir realizar tarefas e ações necessárias para que possa alcançar objetivos, não importando o cenário em que cada um está vivendo.

Empatia: é se colocar, é estar e entender o lado do outo. Esta é a habilidade de comunicação interpessoal para tentar entender e compreender a percepção do próximo.

Práticas sociais: é saber se relacionar em grupo. É a capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Todas as cinco dimensões são necessárias para que possamos ter inteligência emocional. Perceba que o autocontrole é um dos pilares da inteligência emocional, a qual é o objeto de estudo deste manual.

A inteligência emocional é extremamente relevante para o mundo atual. Pensando no seu desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, desejo que você tenha a consciência de quem você é; que busque se controlar e tenha motivação para viver de forma feliz.

Busque a inteligência emocional todos os dias de sua vida!

Francisney Liberato Batista Siqueira é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3485/visualizar/