Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 12 de Janeiro de 2021 às 11:44
Por: Onofre Ribeiro

    Imprimir


Quem estiver pensando que a grande reviravolta na eleição dos EUA com a invasão do Congresso de lá, é uma mera pirraça do presidente Trump, está muito enganado.

Do mesmo modo, quem pensa que o radicalismo entre os partidos Republicano e Democrata é uma simples rusga política. Para quem pensa que o capitalismo venceu o socialismo neste mundo das pandemias. Ou que o socialismo prevaleceu sobre o capitalismo. Ou, ainda, quem acha que as ideologias de esquerda e de direta estão vivas e fortes.

Então, temos muito o que conversar.

Nos últimos cinco anos está bem claro o fim das ideologias puras oriundas do capitalismo puro e do socialismo puro. De repente, o mundo começa a falar numa evidência nova, por ora, chamada de globalismo.

Está bem claro o fim das ideologias puras oriundas do capitalismo e socialismo

Ela ainda não está consolidada e nem absolutamente clara. Mas tudo indica que será a substituta natural das ideologias tradicionais.

O mundo mudou radicalmente. Não cabe mais o capitalismo liberal devastador e sem alma. Nem cabe mais, também, o socialismo predador do Estado e gerador de desgraças políticas onde se impõe.

Volto à eleição nos EUA. Houve mais pesquisas qualitativas pra entender as pessoas do que as quantitativas pra antecipar quem iria ganhar. No final, não se compreendeu na essência. Há um novo ser humano povoando o planeta. Queiram ou não os governos e os governantes. Há um cidadão falando em bem-estar social, em boa saúde, em empregabilidade, em proteção social. Mas, muita grave: um cidadão cobrador da sustentabilidade ambiental e social.

Aqui no ambiental o capitalismo vai enfrentar um dos seus maiores desafios. Obter a produção sem alterar o meio ambiente como fez no passado. E trazer junto a imensa riqueza acumulada nesses seus 300 anos, como igualdade social.

Como encaixar nisso tecnologia, produção, renda, lucro e desenvolvimento de produtos e de tendências do consumo é uma poderosa equação a ser resolvida no mundo inteiro. Aqui entram os sinais do globalismo. Será uma síntese do capitalismo e do socialismo, numa leitura que está começando a ser construída.

Volto aos EUA. Trump, os republicanos e os democratas estão duelando dentro dessa arena. Nos Democratas se abriga a esquerda radical que representa a tendência esquerdista mundial, dado o poder do país. Do outro lado, o capitalismo se abriga nos Republicanos.

Mas no fundo, estamos assistindo ao nascimento de uma completa reforma do pensamento político , econômico e social, em meio a imensa disrupção tecnológica. O saldo deverá ser a reconstrução dos sistemas do pensamento humano, como nos séculos 18 e 19, começo do século 20.

Fecho este artigo com a ressalva de que o fim do governo Trump e a entrada do governo Joe Biden, marca-se a construção da nova guerra por ideologias novas que se resumirão no conceito de globalismo mundial. Não creio que se derrame sangue como no passado pelas outras ideologias. Mas o mundo será absolutamente desmontado pra ser completamente construído. Nada é tão simples como parece!

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3514/visualizar/