Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 15:16
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Os portugueses "stam a f"zer o qe os br"sil"iros d"v"riam ter f"ito há muito" (escrever como os portugueses falam não é fácil não!). Eles até podem não pronunciar as vogais que escrevemos nas palavras, mas de política e burocracia, parece, entendem mais que os brasileiros. Antes de me explicar, vou contar o que aconteceu comigo.

Há 15 anos, um amigo montou uma empresa para importar computadores dos Estados Unidos da América. Entrou com a papelada no Brasil e rumou para Miami. Depois de dois dias já possuía a exportadora nos EUA. Voltou ao Brasil e três meses depois ainda não tinha a importadora aqui... Parece incrível? Então deixa eu continuar.

Nos últimos meses, fui pessoalmente à Junta Comercial de São José dos Campos para abrir uma empresa. Esperava agilizar o processo, já que a empresa fica em São Sebastião. Pois não é que tive que fazer quase 20 visitas à Junta para conseguir o registro! E, para cada novo protocolo (da mesma coisa), 72 horas de espera (agonia). A burocracia, organização e método da junta estão ultrapassados, chega a ser um desrespeito ao "cliente". Talvez o leitor pense que o meu contador seja novato... Só tem quase três décadas fazendo isso. Só que faziam por São Paulo, agora que mudou para São José... Penso que alguma autoridade deveria rever essa O&M daí. Acho que após três visitas, o administrador deveria ser proativo e resolver o problema. Enfim...

Muitos outros problemas similares, vemos, na Europa e países de primeiro mundo, que resolvem. Por exemplo, vi na imprensa uma interessante proposta portuguesa: a extinção municípios com menos de 5.000 eleitores. E, ainda, a reorganização administrativa através da fusão de Câmaras e Assembleias municipais num único órgão (no Brasil temos somente as Câmaras Municipais). Ao que parece, os portugueses não elegem prefeitos, são parlamentaristas. Também não votam em pessoas para a vereança, votam em listas feitas pelos chefes do partido (cosa nostra) . Nesse aspecto, penso que nosso sistema é melhor que o parlamentarista europeu.

Diferenças à parte, lá em Portugual, como cá, existe muita ineficiência em municípios pequenos, especialmente porque não têm receita suficiente para manter a máquina administrativa e, muito menos, não conseguem ter funcionários bem qualificados. Com menos de 5.000 eleitores, existem 41 municípios em Portugal, até 10.000 são 113 e 157 com mais de 20.000 eleitores. Destes, só 49 municípios têm mais de 50.000 eleitores. Portugal é pequenininho, no Brasil são muitos...

Uma medida tomada dias atrás pelo governo português para reduzir o déficit do país é o corte de 30% do número de conselheiros municipais em todo o país. A proposta foi feita pelo primeiro-ministro português e visa cumprir acordos com a União Europeia e com o FMI (Fundo Monetário Internacional). É um exemplo a ser seguido, se quisermos deixar de ser a nação que mais paga impostos no mundo.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/367/visualizar/