Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 10:09
Por: José Riva

    Imprimir


É com muita alegria que parabenizo os 15,6 mil habitantes de Alto Araguaia neste dia 26 de outubro, pela passagem dos 73 anos da cidade. Localizada num ponto estratégico, está próxima a três importantes capitais: Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Além disso, Alto Araguaia se destaca por reunir exuberante fauna e flora que podem contribuir com o crescimento econômico local, com a promoção de ações que fomentem o turismo na região. Suas belezas naturais oferecem um cenário único composto por cachoeiras, formando um verdadeiro santuário ecológico, como as nascentes do Rio Araguaia. 

É com essa perspectiva que a Assembleia Legislativa trabalha para ajudar os municípios mato-grossenses. E o primeiro passo foi dado com a criação da Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico – ZSEE, que normatiza a ocupação do solo com uso racional do meio ambiente permitindo a produção sustentável. Muito mais segurança jurídica à sociedade. Uma grande conquista que levou muitos anos para sair do papel. E hoje é realidade.

Com isso, Alto Araguaia poderá usufruir ainda mais das suas potencialidades. Inclusive na agricultura, que cresce substancialmente, e poderá transformar o município num grande produtor de grãos do nosso estado. Esse crescimento também pode ser visto na pecuária, que vem se expandindo gradualmente, mudando o cenário econômico. O rebanho já reúne mais de 170 mil cabeças de gado.

Não tenho dúvidas que o trabalho municipalista é a principal ferramenta para o desenvolvimento das nossas cidades, que ainda sofrem com as desigualdades regionais. São por essas razões que defendo uma mobilização pelas reformas necessárias como a do planejamento público, da tributária e fiscal, para que a divisão do bolo tributário seja justa e nossos municípios tenham condições de investir nos setores de Educação, Saúde, Segurança Pública, dentre outros.

No caso de Alto Araguaia, é imprescindível trabalhar também por melhorias na área cultural. Para contribuir com a realização das festas populares; do Festival Náutico; exposições de artesanato; artes plásticas e pinturas. Dando incentivo aos artistas da terra, que agora podem contar com Casa do Artesão.

Também pensamos em melhorias ao ensino profissionalizante para preparar nossos jovens ao mercado de trabalho. Temos envidado esforços para transformar a produção de Mato Grosso em industrial, agregando valores e gerando emprego e renda.

Outra incansável luta é pela melhoria da malha viária de Mato Grosso. Fizemos muitas reivindicações pelo asfaltamento da MT-110, no trecho que liga Primavera do Leste a Alto Garças, pois sabemos o quanto irá beneficiar Alto Araguaia, já que toda a produção oriunda de Primavera do Leste, Campo Verde e Guiratinga, será levada para o terminal ferroviário de Alto Araguaia, garantindo assim o seu fortalecimento. Da mesma forma concentramos esforços pelo asfalto da MT-100, importante via que liga o município a Barra do Garças, num trecho de 260 km. Esse empreendimento representa a redenção do Vale do Araguaia. Além de fortalecer também o terminal ferroviário com o escoamento da produção do Baixo Araguaia que virá para esse terminal.

O trabalho municipalista da Assembleia foi importante na consolidação de um carro e computadores para o Conselho Tutelar, que trabalha pela aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também conseguimos ônibus escolares para o transporte dos alunos das comunidades mais distantes e máquinas para a recuperação de estradas.

Agora, além de lutar por mais asfalto, almejamos o fortalecimento da Unemat, com investimentos em infraestrutura, laboratórios, construção da biblioteca, reforma do prédio, anfiteatro e a implantação de novos cursos.

Sabemos que o trabalho em conjunto pode surtir bons frutos e a população ganhar mais em qualidade de vida. Por isso, trabalhamos para transformar o Vale do Araguaia numa região cada vez mais forte. E Alto Araguaia desenvolvida para todos.

Parabéns, Alto Araguaia!

·         José Riva, presidente da Assembleia Legislativa.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/369/visualizar/