Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 24 de Maio de 2021 às 06:29
Por: Benedito Figueiredo Junior

    Imprimir


A colocação de prótese hoje é ainda uma das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho ou formato dos seios e optam pelas próteses. Porém, tem surgido também uma tendência entre algumas mulheres que já usam a prótese passando por nova cirurgia plástica para retirar a prótese de silicone, o chamado “Explante”.

Mas afinal o que é explante? É um procedimento cirúrgico que visa retirar a prótese.

Esse procedimento tem sido realizado por diversos motivos, estas mulheres que já foram reféns do cruel ideal de beleza, hoje voltaram a se sentir belas em um constante trabalho de aceitação.

Só que vale a pergunta: Eu estou retirando a prótese de silicone porque realmente estou nesse momento de aceitar meu corpo como ele é ou estou seguindo uma tendência de moda?

Essa pergunta tem que ser feita para a paciente que decide retirar a prótese. Por que se submeter a novo procedimento cirúrgico por uma ‘tendência de moda’ onde você pode se arrepender e querer novamente recolocar, já serão 3 cirurgias. Vale a pena passar por novo procedimento por conta da moda?

É lógico que algumas mulheres retiraram por opção e por mudança de vida. Essas amadureceram a ideia e estão em outra fase da vida, num processo de aceitação, ou por causa da chamada ‘doença do silicone’ que ainda está em debate entre os especialistas como parte da Síndrome Imunológica Induzida por Adjuvantes (conhecida também pela sigla ASIA) que é uma reação do corpo a qualquer material médico, incluindo a prótese de silicone, mas ainda não há uma opinião definitiva sobre isso.

Pode acontecer sim, do organismo reconhecer como substância estranha e gerar uma resposta para eliminá-la. Pode acontecer com cateteres, placas e parafusos, stents e implantes em geral.

Mas ainda tudo são estudos e análises, não há como afirmar com certeza que a prótese de silicone realmente causa a síndrome.

De qualquer forma, dados da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas apontam que a cirurgia plástica para aumento dos seios ainda é a mais procurada entra as brasileiras, mas a porcentagem de mulheres que decidem entrar no centro cirúrgico têm diminuído a cada ano. Brasil e Estados Unidos são os países referência em relação à cirurgia plástica.

Portanto, antes de decidir retirar a prótese, pense e analise o porquê da sua decisão. Realmente eu quero retirar a prótese ou estou fazendo isso por causa da moda? Realmente estou sentido um incômodo ou apenas é psicológico porque ‘ouvi falar’ que silicone dá a ASIA?

Se tem dúvidas converse com seu cirurgião plástico entenda que a cirurgia para retirada do silicone pode ser feita pela mesma cicatriz do implante, mas que terá que fazer novamente todos os exames de sangue e risco cirúrgico com cardiologista e anestesista, afina é uma nova cirurgia.

Há possibilidade de se fazer outro procedimento, a suspensão da mama, retirada do excesso de pele e colocação de gordura de outra parte do corpo da paciente para substituir o lugar do silicone, mas a paciente tem que ter ciência que o “resultado estético” pode ser diferente do imaginado já que a prótese que estava no local era quem dava o formato e textura do seio.

Por isso, pense bem se vale se submeter a nova cirurgia.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: drbeneplastica@gmail.com



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3807/visualizar/