Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 10:15
Por: Leandro Nascimento

    Imprimir


De volta a mídia a discussão entorno da divisão do Estado de Mato Grosso, porém se formos analisar a região Nordeste do Estado de Mato Grosso, que compreende 16 municípios e, é conhecida como a micro região do Norte Araguaia, vamos perceber que ela praticamente não precisa de divisão, pois já está divida a muito tempo.

A BR 158 (principal via de acesso e logística) ainda não é asfaltada, muitos quilômetros de chão o que dificulta o acesso, a MT 322 (que liga o Nortão ao Araguaia) está muito longe de ser asfaltada e, é muito ruim trafegar pela mesma, com pontes caindo e muitos buracos, às vezes passam anos sem receber manutenção.

Estamos de costas para o Nortão (principal produtor de soja no Estado) com o parque Nacional do Xingú entre as duas regiões. A nossa região é retalhada de parques (reservas) indígenas o que dificulta o incentivo para recebermos importantes obras de grande relevância.

Temos o maior assentamento agrário do mundo, mas não tem incentivo para que os mesmos sobrevivam da terra, quando falo em incentivo estou dizendo em assessoria técnica adequada para o produtor, produção “cassada” com o comprador entre outras formas de incentivar a permanência na zona rural.

Nosso turismo não tem acesso adequado por estradas em péssimas condições que gera acidentes e nossos hospitais praticamente não existem, pois não tem equipamentos para atender as pessoas e dar uma qualidade de vida melhor.

Portando o Norte Araguaia, não quer a divisão, simplesmente quer concretizar essa divisão no papel e dar espaço para que a região tenha os seus próprios representantes e deixe de vez de ser o “vale dos esquecidos”, o “norte dos desencontrados” e tantos outros elogios pejorativos que recebemos, pois DIVIDOS já estamos.

Ouço muito dizer que não precisamos de mais governantes e sim governador, mas diante dessa situação quantos passaram pelo poder? Quantos já assumiram e nunca lembraram dessa gente, dessa terra.

Então por que esperar? Por que continuar acreditando que vai mudar? A hora é agora do povo do Araguaia assumir de fato o PODER, e mostrar que essa terra tem dono, e os donos são os que moram aqui e não os aventureiros que saem de outras regiões para vir aqui dar uma de “João sem braço”.

Tem político que se elegeu com votos daqui e nem aqui apareceu, outros se elegeram e dizem que vou vir de mudança, mas nunca trazem nada de concreto. Então neste momento conclamo a todos, vamos JUNTOS unir o Araguaia e DIVIDIR o ESTADO!

Leandro Nascimento é Jornalista no Norte Araguaia escreve semanalmente para o Blog Prosa e Política e é editor chefe do site BBnews. E-mail ln.assessoria@gmail.com – Twitter - @Leandro_nasc.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/397/visualizar/