Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 25 de Agosto de 2021 às 10:59

    Imprimir


Encontrar profissionais qualificados tem sido um grande desafio para os escritórios de advocacia, pois por mais que exista um grande número de profissionais buscando colocação, encontrar um verdadeiramente qualificado para a vaga não é uma tarefa simples.

Assim, tão importante quanto fazer um bom processo seletivo é manter uma política de retenção de talentos no seu escritório, até porque o processo seletivo exige investimento. Para contratar um novo advogado o escritório pode optar por fazer a seleção com seus próprios recursos ou contratar uma empresa, terceirizando o serviço para a primeira fase de anúncios, análise de currículos e entrevistas, deixando para a equipe do escritório a fase de seleção seguinte, com os candidatos que mais se destacaram.

Preparamos 7 dicas para encontrar o melhor candidato para integrar sua equipe jurídica:

DICA 1 – Defina o perfil do advogado: É preciso definir o perfil da vaga para direcionar melhor o processo seletivo, saiba exatamente o que está procurando, deixe claro aos candidatos as características do cargo.

DICA 2 – Busque informações: É possível encontrar o profissional mais qualificado através de indicações de outros escritórios ou advogados experientes. Claro que a indicação não significa contratação imediata, mas que os indicados sejam chamados para passar pelo processo seletivo. Além das indicações, publique a vaga em plataformas diferentes para atingir o maior número de candidatos possível e aumentar as chances de contratar o melhor profissional.

DICA 3 - Invista no recrutamento interno: Caso tenha em seu quadro estagiários é aconselhável analisar as habilidades e competências destes com maior cuidado para que posteriormente possam ser inseridos na equipe técnica como advogados, pois já estariam adequados a cultura da empresa jurídica e os cursos de processo seletivo seriam reduzidos sensivelmente.

Mas havendo necessidade de seleção de novos profissionais utilize a primeira fase do processo seletivo para encontrar os candidatos mais adequados e na fase seguinte realize atividades que mostre melhor o perfil dos candidatos selecionados como dinâmica de grupo, testes de perfil, práticas que simulem situações do dia a dia de um escritório de advocacia, tudo para conhecer melhor a postura e os conhecimentos dos selecionados antes de se decidir por este ou aquele candidato.

DICA 4 – Apresente um plano de carreira: É essencial que os candidatos tenham perspectiva de crescimento profissional através de um plano de carreira. Este é muito importante, inclusive, para a retenção dos bons profissionais, assim no escritório de advocacia que possui plano de carreira os contratados podem receber novas responsabilidades de acordo com o desempenho, sendo reconhecidos e motivados a prosseguir na equipe jurídica.

DICA 5 – Faça feedbacks constantes: O escritório que seleciona e deseja manter o bom profissional deve ter uma cultura de feedbacks constantes, reuniões periódicas com a equipe e estimular a formação continuada e troca de informações.

DICA 6 – Mantenha um ambiente de trabalho saudável: Todos produzem melhor em um ambiente saudável e harmônico. É necessário manter práticas de bom relacionamento da equipe e uma estrutura no escritório que atenda às necessidades das atividades profissionais.

DICA 7 - Invista em treinamento da equipe: Investir no treinamento dos profissionais do escritório é a melhor maneira de reter um talento. Mantenha uma política de investimento no seu capital humano, oferecendo cursos e treinamentos para melhorar a capacitação de cada advogado da equipe. Realize palestras e treinamentos internos, estimule para que os advogados façam cursos de especialização e atualização, bem como a participação em associações e eventos da classe para que se sinta mais motivado aplicando seus conhecimentos e habilidades para oferecer sempre o melhor.

Nós criamos o programa Advocacia 5.0 de Sucesso exatamente para os advogados que querem se destacar no mercado e ter negócios jurídicos de alta rentabilidade e sucesso.

Dynair Souza e Ana Lúcia Ricarte são advogadas.



Fonte: DYNAIR SOUZA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3995/visualizar/