Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 30 de Setembro de 2011 às 23:09
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Injustiça é uma palavra que me causa asco e revolta! E associada à peta, fica insuportável. E há muitos seguidores da peta, a mentira bem elaborada para convencer, desconstruindo um grande estadista brasileiro. Afirmo aqui que o Brasil está cometendo a maior injustiça contra o Fernando Henrique Cardoso.

Devo confessar que passei os oito anos do governo FHC fazendo oposição. Alguns pontos eram justos, a maioria não. Eu, como muitos, fui enganado pela visão mesquinha dos líderes do PT. Já antes da eleição de FHC, em 1993, o Lula cometeu o maior erro de sua vida, por orgulho, não aceitou ser vice. Imagine o leitor que país os dois juntos não teriam construído. Ah, vaidade, vaidade...

Pela coragem do então presidente Itamar Franco, FHC recebeu carta branca para salvar o país da inflação histórica. O brasileiro não conhecia estabilidade econômica e política. O sociólogo FHC arquitetou a mais perfeita obra de engenharia política, o Plano Real. Plano que, apesar do PT, extinguiu a inflação e promoveu o desenvolvimento.

Quem olha a frieza dos números, nem imagina a própria ingenuidade. O período FHC foi marcado pelo baixo crescimento do país, mas, era maior que a média mundial e da América Latina. Já no governo seguinte, o país teve números maiores, mas o mundo e a América Latina cresceram muito mais. Descontando as crises, FHC tornou o Brasil ainda melhor.

Além da consolidação da estabilidade monetária, modernizou a economia, através de reformas na gestão do setor público e pelo acesso às políticas sociais. Promoveu uma revolução nos setores de telecomunicações e petróleo, entre outros. As privatizações foram bem sucedidas, desoneraram os contribuintes. A gigante Vale mostra isso.

A criação do programa federal de transferência de renda, o Bolsa-Escola, foi uma revolução social, juntamente com os programas da Bolsa-Alimentação, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros. Milhões saíram da vala da miséria numa canetada.

Sem sombra de dúvida, foi na renegociação das dívidas de estados e municípios e na criação da Lei de Responsabilidade Fiscal que transformaram o país, impedindo que as administrações públicas gastem mais do que arrecadam. Criaram a base do grande país que temos hoje. É claro que isso teve um custo altíssimo e que foi bancado com o erário federal.

E foi na Educação, sob a batuta do Paulo Renato, que iniciou a recuperação do ensino fundamental e a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E foi nessa época que as faculdades contratavam doutores, pois temiam as normas para o nível superior. Depois, com o Lula...

Também revolucionou o atendimento básico de saúde com o programa de tratamento implantado por José Serra. Enfim, FHC moldou o moderno estado brasileiro, seguido nas vírgulas pelo crítico presidente Lula.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/405/visualizar/