Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 16:18
Por: Fernando Assunção

    Imprimir


Na condição de vereador pelo Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB) de Sinop, muito me honrou ter tido a oportunidade de na última segunda-feira (26/09) votar favorável a doação de uma área para construção da sede própria da Associação Protetora dos Animais do Município (APAMS) de Sinop. Foram destinados 3.272,14 m², para que seja construído o canil, sala veterinária, escritório, depósito de ração e acomodações para caseiros.

O trabalho da APAMS tem como objetivo abrigar, tratar e proteger animais vitimas de abandono, maus tratos e descaso, fazendo com que seja otimizado um grande trabalho social e de saúde pública, já que neste caso, na ausência de um Centro de Zoonoses, a associação faz o papel do Poder Público, beneficiando os animais e também a sociedade sinopense.

Sou testemunha que a APAMS desde a sua fundação em 29 de agosto de 2005, vem trabalhando para tentar recolocar animais domésticos (cães e gatos) vitimas de abandono e maus tratos, em um novo lar. Porém o trabalho da associação tem indo mais longe, tem atingido a população através de campanhas de conscientização sobre a importância da posse responsável, alertando os munícipes sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus tratos, garantindo-lhes uma vida digna.

É empolgante falar da APAMS pois, todo esse magnífico trabalho, repleto de dedicação é carinho é voluntário. O esforço desses voluntários a favor dos animais não pode ser único, são necessárias parcerias, é preciso que mais pessoas levantem essa bandeira em prol dos animais e adotem a causa.

Vale ressaltar ainda que abandono, ato de abuso e maus tratos aos animais domésticos, domesticados, nativos ou exóticos é crime de acordo com o artigo 32 da lei federal nº 9.605, com punição de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa. Não podemos fechar os olhos para a nossa realidade, pois mesmo que não cometamos tais atos, não denunciá-los nos torna coniventes com tal situação.

Possuir um animal deve ser um ato de responsabilidade até o fim da vida do mesmo. Mas no fundo sabemos que podemos fazer mais, e por que não nos tornarmos parceiros desta nova fase da APAMS que se inicia no município. Para esses voluntários que já vem lutando a tanto tempo por auxílio, por um espaço, a construção da sede própria é a realização de um sonho, já que por mais que os voluntários sejam dedicados e esforçados, não conseguem atender toda a demanda.

Diante disto mais uma vez quero parabenizar a APAMS pelo brilhante serviço social prestado ao município de Sinop, que vem sobrevivendo através de diversas atividades como bazares, desfiles, convênios e muitas das vezes com recursos financeiros dos próprios voluntários e provocar você cidadão de bem para se unir a este magnífico trabalho sendo voluntário, doador e/ou que adote um animal.

E lembre-se bem: criar um animal é um belo ato de amor.

Fernando Assunção (Vereador PSDB/Sinop).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/408/visualizar/