Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 11 de Novembro de 2021 às 06:33
Por: Alfredo da Mota Menezes

    Imprimir


Um da politica. Um site publicou matéria que dizia que Jaime Campos pretende eleger a esposa e o irmão em 2022. A esposa como deputada federal e o irmão, Júlio Campos, para deputado estadual. Como as coisas na politica dão volta. Um pouco de história.

Júlio Campos é que fez o Jaime na política. O Júlio foi prefeito de Várzea Grande em 1972, depois deputado federal em 1978 e governador em 1982 na disputa direta restabelecida pelo regime militar, derrotando o padre Raimundo Pombo. Ano que teve eleição para governador, senador, deputado federal e estadual, vereadores e prefeitos (não das capitais) tudo ao mesmo tempo.

Jaime Campos começou na politica em 1982, quando foi eleito prefeito de Várzea Grande, com a ajuda do irmão que tinha carreira consolidada e, sendo candidato a governador, ajudou diretamente na eleição do Jaime no município vizinho. Depois o Jaime foi a governador em 1990 (Júlio se elege senador) e prefeito de Várzea Grande outra vez em 1996. E na sequência se elege duas vezes senador.

Lá atrás, quem abriu caminho e estendeu a mão para o Jaime entrar na politica foi o irmão que já tinha dez anos de mandatos quando o Jaime se elege pela primeira vez. Hoje o Jaime está numa posição que pode ajudar o outro a se eleger deputado estadual. O irmão, antes ajudado, estende e mão para a candidatura do outro. Coisas da política.

Mesmo com a crise sanitária, MT está numa posição bastante positiva

O Orçamento do estado para 2022 será de 26.5 bilhões de reais. Houve um crescimento de 20.2% sobre o orçamento de 2021 que tinha sido, arredondando os números, 22 bilhões de reais. Se terá para o próximo ano mais dinheiro para investimento direto do que em 2021.

Chama a atenção esses números. Em plena pandemia e o estado crescendo sua economia. Em tese, com a crise sanitária, deveria crescer menos. Mas ocorreu o contrário com vendas fortes no exterior principalmente de produtos do campo.

Vendendo mais, entra mais dinheiro no estado e gera empregos. Com mais salários, compra-se comida, roupas e tantas outras coisas, e o estado arrecada mais. Fez o orçamento dá um pulo de um ano para o outro, no meio das coisas da covid, em mais de 20%.

Outro dado deste momento sobre MT foi mostrado pelo Ministério da Agricultura: o Valor Bruto da Produção (VBP) do estado para 2021, com pandemia e tudo, até agora, também arredondando os números, está em 194 bilhões de reais. Em 2020 fora 171 bilhões de reais.

O VBP de MT em 2021 corresponde a 18% do nacional que está em 1.1 trilhões de reais. O estado, em VBP, está à frente de SP, RGS ou Minas Gerais. Mostrou também o Ministério da Agricultura o crescimento da produção da soja, milho, algodão e carne em MT neste ano.

Nas contas públicas do estado e na produção no campo, mesmo com a crise sanitária, MT está numa posição bastante positiva.

Alfredo da Mota Menezes é analista político.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4161/visualizar/