Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 13 de Setembro de 2011 às 14:57
Por: José Riva

    Imprimir


Sinop, cidade que se tornou referência no desenvolvimento de Mato Grosso, completa 37 anos neste dia 14 de setembro. O seu crescimento pujante pode ser visto em todos os setores. É a que mais cresce no estado com importante participação no ranking da produção agropecuária brasileira. E a população segue tranquila podendo usufruir de nove faculdades, com mais de 60 cursos superiores e técnicos. O que considero uma ferramenta imprescindível para a transformação social.

Nós da Assembleia Legislativa temos orgulho por fazer parte dessa história com a aprovação de projetos que ajudam a construir essa cidade, que nasceu da política de ocupação da Amazônia Legal desenvolvida pelo Governo Federal da década de 1970.

Pois bem. Todo esse crescimento econômico será ainda mais intensificado com a inserção da Lei do Zoneamento Socioeconômico Ambiental, que dá segurança jurídica aos produtores, permitindo o aumento da produção com foco na sustentabilidade. Também envidamos esforços para incentivar a produção industrial, para que Mato Grosso deixe de ser referência apenas na produção primária, aumentando a oferta de emprego e renda. Para isso, acredito que a Universidade Estadual de Mato Grosso em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso pode contribuir com a formação da mão-de-obra qualificada voltada à vocação do nosso estado.

Sinop caminha a passos largos para isso. Mais de 1,4 mil indústrias estão instaladas no município, sendo pouco mais de três mil na atividade atacadista e cinco mil empresas são prestadoras de serviços. Bom para os 113 mil habitantes que ganham em qualidade de vida. Bom para o estado que conquista cada vez mais o seu espaço no mercado nacional e internacional. E está no topo da produção agrícola nacional, seguido de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Uma notícia como essa vem em boa hora para a comemoração dos 37 anos de Sinop, que apesar da pouca idade, está entre os principais pólos produtivos do país com 71,5 mil cabeças de gado, com grande produção de soja, milho, arroz e algodão. Sendo referência na economia de Mato Grosso, estado que é um dos maiores produtores de álcool e de biodiesel, e tem o maior rebanho bovino do país com 28 milhões de cabeças. Ocupando a primeira posição no ranking agropecuário brasileiro.

Contudo, o ritmo dos investimentos nas áreas essenciais não acompanha o crescimento estadual e por isso há déficit na Segurança Pública, Educação, Saúde e outros setores que acabam se tornando ineficientes pela falta de um planejamento público adequado. Lamentavelmente, os reflexos são detectados, principalmente, nos municípios de economia exaurida.

Daí a necessidade do trabalho focado nos municípios. Uma das nossas preocupações é melhorar a pavimentação asfáltica das vias urbanas. Foi com esse intuito que pedimos ao Governo do Estado a pavimentação da Rua Jacinta, no trecho do bairro São Cristóvão até a comunidade Nossa Senhora de Fátima. Também solicitamos a construção da subseção judiciária; a instalação de uma unidade da Polícia Rodoviária Federal e a ampliação e instalação da Escola Técnica de Sinop, inclusive, a realização de concurso público para preencher as vagas de professores no curso de Engenharia Civil.

São por essas razões que parabenizo Sinop, cidade promissora, de gente trabalhadora que tem orgulho por fazer parte dessa brilhante história de desenvolvimento e do conhecimento.

Parabéns, Sinop!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/434/visualizar/