Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 05 de Agosto de 2011 às 13:27
Por: Fernando Assunção

    Imprimir


Nossa Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema, composto por muitas partes e por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

Infelizmente nos dias atuais nossos governos Federal, Estadual e Municipal não valorizam nem o SUS nem seus trabalhadores, o resultado é o total abandono à Saúde Pública, provam dia após dia que não tem competência e sensibilidade necessárias para tratar da Saúde, ou seja, não tem tato pra cuidar e gostar de gente, gente que precisa do serviço público pago com caros impostos.

No artigo do meu amigo Helder Umburanas, odontólogo, ex secretário de saúde e de governo de Sinop, recordava que em campanha eleitoral o atual gestor sinopense inflamava seu discurso de que o Hospital que ele recebeu pronto abriria em questão de meses de gestão, pois segundo o atual prefeito faltava vontade política, já se passaram mais de 2 anos e oito meses, o Hospital foi cedido ao Estado e sem data para ser disponibilizado para sociedade de Sinop e região, o hospital está apodrecendo e praticamente fechado. Num passado recente, pacientes tinham de sair de Sinop com destino ao Hospital Regional de Sorriso em busca de tratamento, três ônibus lotados de pacientes, ou ainda o uso de cheque “calção” no balcão dos hospitais particulares de Sinop, para garantir atendimento a pacientes agonizantes, está triste realidade voltou na atual administração.

Com 4 meses de gestão o ex-prefeito, hoje deputado Federal pelo PSDB Nilson Leitão, fez valer os investimentos feitos pelo seu antecessor Dr. Adenir  Barbosa e com objetivo maior de melhorar a Saúde Pública em Sinop, abriu o Pronto Atendimento de Sinop (PA), qual recentemente comemorou 10 anos prestando serviços à sociedade e salvando vidas.

Hoje virou rotina reclamações devido à péssima qualidade de saúde no Pronto Atendimento sinopense, devido principalmente a falta de infra-estrutura e valorização dos servidores. Há dez anos o governo de mato grosso não constrói um único hospital regional em nosso nortão, mas a arrecadação do FETHAB e outros tributos não param de crescer.

Recentemente aproveitando os holofotes da Exposição Agropecuária de Sinop o governador Silval Barbosa e o prefeito Juarez Costa assinaram segundo eles, convênio para liberação de R$ 10 milhões para equipar o Hospital de Sinop. Os recursos serão do Ministério da Saúde para comprar blocos cirúrgicos, equipamentos de laboratório e etc, mas ontem a notícia, somente ano que vem, que é eleitoral o recurso será liberado. Que tristeza, que absurdo, o povo terá de esperar na fila do infinito discurso.

Acontece que na ultima terça-feira (02/08), após dez anos do início de sua construção, o Hospital Estadual Metropolitano "Lousite Ferreira da Silva", o 1º do grupo que governa Mato Grosso há quase 10 anos, foi entregue a população de Várzea Grande e na ocasião o ministro da Saúde, Alexandre Padilha verdadeiramente, assinou o termo autorizando o repasse de R$ 10 milhões ao governo do Estado, que ainda irá proceder à chamada pública para contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciar a unidade hospitalar.

Resumindo, nosso hospital pronto desde 2008 provavelmente deva funcionar em 2012 sem data certa, enfim vão empurrando com a barriga e a última previsão feita de abrir o hospital até o fim deste ano, mais uma inverdade.

O fato é que omissão e incompetência das autoridades fizeram com que a Saúde Pública brasileira viva na UTI cronicamente, e nós que ainda não estamos doentes, fiquemos anestesiados com tudo isso. Não critico ou cobro vara de condão para fazer mágica na saúde, mas cobro a demonstração de atos concretos no priorizar do tema em mato grosso e em Sinop.

E diante disto volto a te perguntar, nesse dia 5, Dia Nacional da Saúde, temos o que comemorar?

O “Dia Nacional da Saúde”

O “Dia Nacional da Saúde” é comemorado em 5 de agosto como homenagem ao famoso médico Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. Ele foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Fernando Assunção é Vereador, 2 Secretário da Câmara de Sinop e Vice Presidente do PSDB em Sinop.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/501/visualizar/