Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 28 de Julho de 2011 às 11:02
Por: Caio Batista Muller

    Imprimir


Ser produtor rural ou trabalhar com eles é motivo de orgulho para muita gente. E esse sentimento de orgulho é legítimo, aliás, esse é o sentimento de todos os setores da economia e de todos os brasileiros. Desconheço algum produtor rural que não tenha orgulho de dizer sobre tudo que planta no campo e que não suspire antes de comentar sua maior safra. Dia 28 de julho vale para celebrar o dia do produtor rural brasileiro. Orgulho para o mundo inteiro.

A revista inglesa The Economist, em 28 de agosto de 2010, trouxe um artigo sobre a agricultura brasileira. Primeiramente o artigo descreve o que aconteceu no país nas últimas décadas, o grande avanço da produção agrícola do país. O artigo fala até de um suposto milagre no crescimento agrícola do Brasil e relata o grande avanço e evolução de produtividades do país. Como era de se esperar, a preocupação com o crescimento populacional do planeta e sua provável necessidade de mais alimentos foi citada. A revista chama a atenção do leitor quanto à experiência demonstrada nos campos brasileiros e diz que o mesmo serve de exemplo, mostrando prováveis caminhos de sucesso da agricultura para outros países em desenvolvimento que buscam essa excelência.

O que chama a atenção é que enquanto dados e exemplos mostram todo esse avanço e evolução, ainda existem aqueles incrédulos que julgam ser um atraso a questão agrária brasileira, baseados em muita ideologia e pouca ciência, procuram criar obstáculos ao agronegócio.

O agronegócio brasileiro é invejável no mundo todo, mas por quê? Facilmente podemos responder esses e outros questionamentos se prestarmos atenção na vida dura dos produtores e no sacrifício que muitas vezes a família inteira esta disposta a passar para ajudar na produção. Desde a esposa até o filho caçula, todos procuram contribuir fazendo sua parte para somar na produção ou safra daquele ano.

O custo dos benefícios que temos hoje em nossa mesa que apesar de ter aumentado a população, os alimentos passaram a custar menos, é o suor dos produtores brasileiros, que desde os colonizadores, enfrentaram muitas dificuldades e se aventuraram nos interiores do Brasil. São até hoje os profissionais que estão antenados com as novas tecnologias e produtos disponíveis no mercado pronto para serem utilizados em suas lavouras.

As preocupações vão além de procurar pessoal qualificado para trabalhar na roça e os problemas com escolhas de semente e adubação do solo são apenas o início de todo o processo que termina com a logística de entrega, comercialização e exportação dos produtos brasileiros. Diversas empresas são especializadas em comercializar produtos agrícolas, várias empresas de software preparam programas para calcular o rendimento de carcaça animal e produtividade de grãos e a aviação é comumente utilizada na utilização de defensivos e tudo isso graças a quem? Ao nosso prestigiado produtor rural - Parabéns pelo seu dia e muito obrigado pelo seu empenho.

* Caio Batista Muller é Engenheiro Agrônomo, Mestre em agricultura Tropical e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Faculdade de Sorriso (FAIS).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/521/visualizar/