Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 14:27
Por: Dirceu Cardoso Gonçalves

    Imprimir


O governo federal volta a sua atenção para a “normalização” do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela primeira vez será formalizado um contrato com direitos e obrigações entre as esferas federal, estadual e municipal, que fixará metas a cumprir e permitirá a fiscalização mútua. Os municípios e instituições que cumprirem suas metas serão beneficiados com o aumento das verbas federais e a atribuição de novas atividades. Esse pacto – o primeiro nos 21 anos de existência do sistema – deverá corrigir as distorções e, principalmente, evitar que verbas carimbadas da saúde sejam remanejadas para outros setores ou simplesmente sonegadas. 
 
Se conseguir enfrentar e eliminar as máfias que roubam o dinheiro da Saúde, fazer com que os estados deixem de sonegar as verbas destinadas ao setor e oferecer um atendimento eficiente à população, o atual governo passará para a história como grande benfeitor. O grande martírio do povo, nos dias de hoje, é a incerteza quanto ao socorro nas suas emergências de saúde. A rede básica que, no discurso oficial, faz a prevenção, não atende satisfatoriamente e, por isso, seus pacientes migram para os serviços de emergência onde, pelo menos, são atendidos. Mas isso instala o caos nos pronto-socorros e hospitais, com a periclitação do estado daqueles que realmente têm situações de urgência.
 
O Brasil tem todas as possibillidades de cumprir as metas e dar à população a efetiva cobertura de saúde. Fiscalizar o efetivo emprego dos recursos na finalidade é obrigação dos órgãos controladores, que falharam fragorosamente se não o fizeram ao longo dos 21 anos de existência do sistema público de assistência médico-hospitalar. Quem destina os recursos públicos para uma tarefa tem o dever de exigir o seu cumprimento, sob pena de procurar até judicialmente a reparação por parte dos órgãos, instituições ou autoridades relapsos.
 
A tarefa de normalização do setor é grande, pois os desmandos vêm de décadas. Espera-se que a presidente Dilma, o ministro e demais responsáveis pela área mantenham-se imunes aos conchavos políticos e às influências das classes que procuram tirar caldo grosso da Saúde em proveito próprio e deixam a população morrer à míngua. Governadores, prefeitos, secretários, funcionários e integrantes de instituições conveniadas têm de responder rigorosamente com suas obrigações e, se não o fizerem, que tenham de enfrentar as conseqüências. Chega de compadrio e impunidade!
 
As últimas ações do Ministério Público, Polícia Federal e Justiça têm colocado na cadeia os fraudadores da Saúde do povo. Esse trabalho tem de continuar e ser ampliado para que o povo deixe de morrer nas portas dos hospitais e pronto-socorros...


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/532/visualizar/