Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 24 de Junho de 2013 às 08:54
Por: Antônio Carlos Nogueira

    Imprimir


Como diria o músico, poeta e amigo Geraldo Vandré, “vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer...”


 
Após três dias de silêncio sobre a onda de manifestações que atingiu várias cidades do País, a presidente Dilma Rousseff se dirigiu direto à nação, por meio da cadeia de rádio e televisão, para propor respostas às principais queixas dos manifestantes. A mensagem de Dilma, de cerca de 10 minutos, foi transmitida para todo o Brasil. Na gravação, a presidente anunciou um plano para o País. 


 
Primeiro, “a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo”. Será que foi preciso toda essa mobilização por causa de R$0,20 para ela descobrir essa necessidade? O que será feito agora dos VLT"s que estão sendo construídos onde o preço das passagens serão muitos mais caros? E o pagamento para a sua implementação que já foi pelo “ralo” com propinas?


 
Segundo, “a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação”. Antes se falava e se discutia sobre a simples distribuição dos royalties. Precisou que o povo viesse às ruas para cair na real e dar mais atenção à educação, como se antes não se falasse ou ninguém percebesse a necessidade de se melhorar ou investir mais na educação, como se os discursos anteriores fossem apenas discursos eleitoreiros. 


 
Isso é o que parece! Como se chegasse a esse momento e falasse “é, precisamos investir mais na educação desse povo, melhorando o ensino com escolas melhor equipadas, professores com melhor preparação e um maior investimento no setor pois nosso ensino público está uma m...
 
Será que só nós, a população em geral sabia disso? Afinal, porque que eles depois de 11 anos consecutivos no poder não perceberam isso? Será que estavam apenas preocupados com os mensalões! Presidenta, como a senhora justifica, tendo inclusive uma formação acadêmica em economia? O Lula a gente até entende e pode se justificar, né...


 
Terceira, “trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS", disse ela. Será que o problema é só a falta de médicos? Que uma pessoa que trabalhou e contribuiu por dezenas de anos não consegue uma consulta ou uma aposentadoria por invalidez. A causa maior se dá por uma estrutura falida, arcaica e inoperante do SUS, será que é por falta apenas de médico? É brincadeira dizer isso, quando esse povo vai cair na real e perceber que nossa população está envelhecendo ou envelheceu? Desculpe-me presidenta, mas acho que a senhora (com todo respeito) ainda não voltou para o Brasil depois do seu exílio...


 
E para terminar o seu discurso profético, sincero e acolhedor não podia faltar um pérola... “Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do País para um grande pacto em torno a melhoria dos serviços públicos”, prometeu a presidente... Depois de 3 anos do seu governo!? Sem contar com os outros 8 anos de Lula? Afinal, o que vocês fizeram nesse tempo todo?bolsas, cotas e estádios?


 
E como Vandré diz em sua música: 


 
“Pelos campos há fome
 
Em grandes plantações
 
Pelas ruas marchando
 
Indecisos cordões
 
Ainda fazem da flor
 
Seu mais forte refrão
 
E acreditam nas flores
 
Vencendo o canhão “”


 
Não queremos ter que ir para as ruas, queremos que o Poder chegue as ruas! 


 
ANTÔNIO CARLOS NOGUEIRA é jornalista - acr.nogueira@yahoo.com.br


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/54/visualizar/