Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 23 de Junho de 2011 às 08:07
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Já tive a oportunidade de criticar a irresponsabilidade do governo anterior que afirmava que “pela camisinha não passa nada, use e confie”. Todo brasileiro foi induzido a acreditar nessa mensagem, afinal, quem duvidaria da maior autoridade, o Ministério da Saúde? E quem foram as maiores vítimas? Os jovens!

Eu alertava que o governo, pela propaganda oficial, transmitia a sensação de que a camisinha era segura e que protegia contra as doenças sexualmente transmissíveis – DST. Pura mentira! Como afirma o governo norte-americano que, ninguém duvida, é sério e tem o órgão regulamentador do governo norte-americano com maior credibilidade no planeta, o FDA (U.S. Food and Drugs Administration).

E, há poucos dias, foi divulgado pela imprensa, uma pesquisa que demonstra que em uma década, houve um grande aumento nos casos de câncer de boca e orofaringe causados pelo HPV (papilomavírus humano), transmitidos por sexo oral. O aumento registrado foi em torno de três vezes. Isso aconteceu enquanto acontecia uma redução no número de casos de câncer causados por fumo e bebida, além da faixa de idade.

Se, antes, os cânceres de boca e da orofaringe afetavam homens acima de 50 anos, fumantes ou alcoólatras, hoje, atingem os mais jovens (de 30 a 45 anos), que praticam sexo oral desprotegido. E quanto mais parceiras e quanto mais precoce for o início da vida sexual, mais risco o homem terá para ter câncer causado pelo HPV.

E o INCA, Instituto Nacional de Câncer, informa que o HPV de subtipo 16 é o que mais provoca câncer da orofaringe. E estima-se que no Brasil surjam 14 mil novos casos de câncer de boca por ano. E, para piorar, somente as mulheres entre 9 e 26 anos têm indicação para a vacina contra quatro tipos de HPV que não é fornecida pelo Governo Federal e custa caro, cerca de mil reais. E, por aqui, a vacina ainda não foi liberado para os homens.

Como eu já havia alertado em outros artigos, o HPV, mais conhecido como condiloma, ataca os testículos também, o que significa que a camisinha não protege. Ou seja, “pela camisinha não passa nada” é uma mentira irresponsável. O HPV também não tem cura, aparece como verrugas, causam câncer no colo do útero (98% dos casos) e no pênis (40% dos casos). A mulher sofre histerectomia (retirada do útero), perde o útero, o homem perde o pênis.

Já que o “presidento” anterior nada fez, quem sabe a atual “presidenta” não mande seus ministros fazer como faz o governo dos Estados Unidos da América: www.fda.gov/oashi/aids/condom.html. Podemos aprender aí que o método mais seguro para se evitar as doenças sexualmente transmissíveis é não fazer sexo mesmo (ou seja, praticar a abstinência). Uma outra maneira é limitar o sexo para um único parceiro que também faça o mesmo (monogamia). Isso é que faz um governo! O resto só se faz enganar e condenar milhões de jovens à uma doença incurável.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/586/visualizar/