Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 09 de Junho de 2011 às 23:23
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


O chamado de Deus é algo surpreendente, não segue padrões humanos, você e eu podemos não parecer a melhor escolha de Deus, mas vejamos uma das escolhas que Deus fez no Antigo Testamento para entender melhor o ponto de vista.

O Senhor disse a Samuel: Enche o teu corno de óleo. Vai; envio-te a Isaí de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos. Samuel respondeu: Se Saul souber, matar-me-á. O Senhor disse: Levarás contigo uma novilha e dirás que vais oferecer um sacrifício ao Senhor. Convidarás Isaí ao sacrifício. Ungirás para mim aquele que eu mandar.

Ao chegar a Belém, purificou Isaí e seus filhos e os convidou ao sacrifício. Samuel viu Eliab e pensou consigo: Certamente é esse o ungido do Senhor. Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração.

Isaí chamou Abinadab e assim os seus sete filhos diante do profeta, que lhe disse: O Senhor não escolheu nenhum deles. E ajuntou: Estão aqui todos os teus filhos? Resta ainda o mais novo, confessou Isaí, que está pastoreando as ovelhas. Samuel ordenou: manda buscá-lo. Ele era louro, de belos olhos e mui formosa aparência. O Senhor disse: Vamos, unge-o: é ele. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.

O Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e um espírito mau veio sobre ele. Os homens de Saul disseram-lhe: que nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes procurarão um homem que saiba tocar harpa para acalmar-te. Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom músico e trazei-mo.

Um dos servos declarou: Conheço um filho de Isaí de Belém que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o Senhor está com ele. Davi chegou à casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeiçoou-se a Davi e o fez seu escudeiro. Mandou então dizer a Isaí: Peço-te que deixes Davi a meu serviço, porque ele me é simpático. Davi tomava a harpa e Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava (Samuel 16, 1,23).

Quando Deus chama, prepara o caminho para que o chamado triunfe sobre todo golias e inimigos do Senhor. Assim vejo como Deus também chama você e eu. Não crê? Veja o Catecismo: todo batizado é chamado a ser uma "bênção" e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos (CIC §1669). Todos os fiéis de Cristo são chamados a transmiti-lo de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a na partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração (CIC §3). O homem e a mulher são chamados a participar da Providência divina em relação às demais criaturas. Daí a responsabilidade deles para com o mundo que Deus lhes confiou (CIC §373).

Portanto, todos os cristãos, de qualquer condição ou estado, são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade (CIC §825).

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/612/visualizar/